Author | Macêdo, Maria Rita de Cassia | |
Author | Agostini, Rafael | |
Access date | 2019-12-17T12:01:09Z | |
Available date | 2019-12-17T12:01:09Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | MACÊDO, Maria Rita de Cassia; AGOSTINI, Rafael. Educação entre pares: prevenção das ISTS-HIV/AIDS em espaços coletivos e criativos na escola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p. | pt_BR |
ISBN | 978-85-85740-10-8 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38540 | |
Abstract in Portuguese | O Programa Saúde na Escola propõe integralidade das ações educativas e da saúde que demandam implementação intersetorial e territorial. A pesquisa problematizou a educação integral, prevenção e promoção da saúde com foco na sexualidade, gênero, IST/HIV/Aids e protagonismo juvenil,como desafios no cotidiano escolar. O projeto de pesquisa teve como objetivo geral analisar a implementação das ações do compinente 2 do PSE. A pesquisa participativa foi estruturada através de ações estratégicas e esse trabalho pretende apresentar achados das ações de fortalecimento, mobilização e educação entre pares. O público alvo foram alunos de escola estadual de ensino médio do Rio de Janeiro, que participaram de oficinas coordenadas por jovens dinamizadores que integravam a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids. As oficinas tiveram objetivo de atualizar o conteúdo do Guia de Adolescentes e Jovens para Educação entre Pares do Ministério da Saúde e mobilizar os educandos para diálogo crítico e reflexivo e das temáticas sexualidade, gênero e prevenção de IST e HIV/Aids. Como achado central, a "sala de projetos" na perspectiva dos settings de promoção da saúde, como lugar de engajamento dos educandos em atividades cotidianas, representa espaço criativo que favoreceu a autonomia para planejar e atuar em Rede, debater a importância e inserir ações de prevenção das IST-HIV/Aids no calendário festivo e formativo da comunidade escolar, como o Basquete da camisinha, Quizz e Gincana da Prevenção na festa junina e aulas de Biologia. Integração social e direito à saúde. Observação participante permite destacar: a) advocacy, da gestão da escola, pelo interesse e apoio nas ações entre saúde e cultura; b) Professor como ator chave, que atuou como Articulador das ações com docentes e projetos, sem que o PSE estivesse pactuado na escola que ganham significância, pois, demonstram o papel da escola pública. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | ABRASCO | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Programa Saúde na Escola | pt_BR |
Subject in Portuguese | Integralidade | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ações educativas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ações da saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Implementação intersetorial | pt_BR |
Subject in Portuguese | Implementação territorial | pt_BR |
Subject in Portuguese | IST | pt_BR |
Subject in Portuguese | HIV | pt_BR |
Subject in Portuguese | Aids | pt_BR |
Title | Educação entre pares: prevenção das ISTS-HIV/AIDS em espaços coletivos e criativos na escola | pt_BR |
Type | Papers presented at events | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Event date | 2018 | |
Event Location | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Event title | 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: fortalecer o SUS, os direitos e a democracia | pt_BR |
Event type | Congresso | pt_BR |