Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38540
EDUCAÇÃO ENTRE PARES: PREVENÇÃO DAS ISTS-HIV/AIDS EM ESPAÇOS COLETIVOS E CRIATIVOS NA ESCOLA
Integralidade
Ações educativas
Ações da saúde
Implementação intersetorial
Implementação territorial
IST
HIV
Aids
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Programa Saúde na Escola propõe integralidade das ações educativas e da saúde que demandam implementação intersetorial e territorial. A pesquisa problematizou a educação integral, prevenção e promoção da saúde com foco na sexualidade, gênero, IST/HIV/Aids e protagonismo juvenil,como desafios no cotidiano escolar. O projeto de pesquisa teve como objetivo geral analisar a implementação das ações do compinente 2 do PSE. A pesquisa participativa foi estruturada através de ações estratégicas e esse trabalho pretende apresentar achados das ações de fortalecimento, mobilização e educação entre pares. O público alvo foram alunos de escola estadual de ensino médio do Rio de Janeiro, que participaram de oficinas coordenadas por jovens dinamizadores que integravam a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids. As oficinas tiveram objetivo de atualizar o conteúdo do Guia de Adolescentes e Jovens para Educação entre Pares do Ministério da Saúde e mobilizar os educandos para diálogo crítico e reflexivo e das temáticas sexualidade, gênero e prevenção de IST e HIV/Aids. Como achado central, a "sala de projetos" na perspectiva dos settings de promoção da saúde, como lugar de engajamento dos educandos em atividades cotidianas, representa espaço criativo que favoreceu a autonomia para planejar e atuar em Rede, debater a importância e inserir ações de prevenção das IST-HIV/Aids no calendário festivo e formativo da comunidade escolar, como o Basquete da camisinha, Quizz e Gincana da Prevenção na festa junina e aulas de Biologia. Integração social e direito à saúde. Observação participante permite destacar: a) advocacy, da gestão da escola, pelo interesse e apoio nas ações entre saúde e cultura; b) Professor como ator chave, que atuou como Articulador das ações com docentes e projetos, sem que o PSE estivesse pactuado na escola que ganham significância, pois, demonstram o papel da escola pública.
Keywords in Portuguese
Programa Saúde na EscolaIntegralidade
Ações educativas
Ações da saúde
Implementação intersetorial
Implementação territorial
IST
HIV
Aids
Share