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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38572
SEXUALIDADE E AIDS ENTRE ADOLESCENTES: PRODUÇÃO COMPARTILHADA DE UM JOGO DE IMAGENS
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde, RJ,Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Estudos de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Estudos de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Nos últimos oito anos pesquisamos sobre Comunicação e Aids investigando os aspectos da produção e da apropriação de peças comunicacionais produzidas por entidades do governo e da sociedade civil. Como parte dessa pesquisa desenvolvemos um jogo de imagens sobre sexualidade e Aids junto a adolescentes do Ensino Médio da Rede Estadual de uma escola do Município do Rio de Janeiro. Pretendemos neste trabalho descrever o processo de elaboração do jogo de imagens sobre sexualidade e Aids. O estudo foi desenvolvido no período de 2014 a 2016, com 104 alunos das turmas do 1° e 2° anos de uma escola do Ensino Médio de Formação de Professores para séries iniciais. A perspectiva socioantropológica orientou as etapas: leitura do projeto político-pedagógico; observação direta das atividades escolares; oficinas com os alunos para a discussão sobre adolescência, sexualidade e Aids. A análise dessas atividades resultou no mapeamento dos sentidos sobre sexualidade e Aids que circulam no contexto escolar e subsidiou na definição dos temas das imagens das cartas. A busca das imagens foi feita no Google e editadas no Photoshop CS 6. O jogo é composto de 30 cartas com cenas que articulam os aspectos biológicos, sociais e subjetivos relacionados à sexualidade e Aids. No cotidiano escolar identificamos que as perspectivas dos estudos de gênero e biomédica ancoram as representações sobre o sexo e sexualidade (diferenças anatômicas, reprodução humana, orientação sexual, papeis sociais do homem e da mulher, amor, desejo, confiança no parceiro, família, gravidez). A Aids é vinculada a sexualidade por meio do uso do preservativo masculino e feminino no ato sexual. Em relação a jogabilidade os adolescentes defiram por um jogo de cooperação com o propósito de construir, coletivamente, uma história acerca do tema sorteado. Conclusões/ConsideraçõesO processo de elaboração compartilhado do jogo possibilitou a circularidade de informações, a reflexão sobre os preconceitos, crenças e do conhecimento acerca da sexualidade/Aids. O protagonismo dos adolescentes aliado ao reconhecimento das subjetividades em jogo foram centrais na interação e no diálogo sobre a prevenção do HIV/Aids, junto a esse grupo.
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