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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38626
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Papers presented at eventsCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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AVALIAÇÃO DE CUSTO-EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE TESTAGEM E VINCULAÇÃO DE HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS, NA CIDADE DE CURITIBA/PR
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.
Sem afiliação
Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Curitiba, PR, Brasil.
Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Curitiba, PR, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.
Sem afiliação
Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Curitiba, PR, Brasil.
Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Curitiba, PR, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O projeto A Hora é Agora (AHA) foi criado para ampliar o acesso à testagem do HIV em homens que fazem sexo com homens (HSH), oferecendo testes rápidos de punção digital em: trailer, ONG, Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) e no Consultório na Rua (CR); além de distribuir testes de fluido oral (e-testing) e fortalecer a vinculação dos casos positivos (linkagem) aos serviços de saúde. Esse estudo teve como objetivo desenvolver uma avaliação de custo-efetividade das diferentes estratégias de testagem do AHA, em Curitiba/PR que, por sua vez, visava ampliar a detecção da infecção pelo HIV em HSH e vinculação precoce ao tratamento. O estudo realizou uma análise retrospectiva de custos em todas as unidades de testagem do AHA, além da estratégia de comunicação. Foram estimados os custos anuais por estratégia; tipo de financiamento; componentes da intervenção; custos por teste; custo por teste reagente; custos por HSH testado; custos por HSH com teste reagente e custo por HSH vinculado ao serviço. Os dados foram coletados através de registros contábeis e de despesas da SMS e do projeto; e através do Portal da Transparência de Recursos Públicos Federais. Dados adicionais foram coletados através de entrevistas com informantes-chave de cada estratégia para descrição da estrutura e funcionamento das atividades realizadas. Os custos por teste variam de R$138 a R$1469, sendo o trailer a estratégia de menor custo e o CR maior; os custos por teste reagente variam de R$2797 a R$40810, sendo o COA de menor custo e o e-testing maior.
Os custos por HSH testados variam de R$442 a R$9472 sendo o trailer o de menor custo e o CR maior; os custos por HSH com testes reagentes foram menores no COA e maiores no e-testing; e os custos por HSH que aceitaram o serviço de linkagem foram menores no COA e maiores na ONG.
O AHA financiou 80% das despesas em todas as estratégias. Os custos com recrutamento e comunicação corresponderam a 36% do total; testagem 25%; vinculação 20%; aconselhamento 13% e treinamento 5%.Conclusões/Considerações O trailer possui o menor custo por teste por ser local de fácil acesso da população geral; ao contrário do CR que atende apenas pessoas em situação de rua.
O e-testing apresentou maior custo total, no entanto apresenta baixo custo por HSH testado, o que se justifica pela estratégia de comunicação realizada junto aos HSH. A estratégia mostrou ser uma experiência efetiva que pode ser expandida como estratégia de prevenção e controle do HIV.
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