Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38632
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
SABERES E PRÁTICAS A PARTIR DA ANÁLISE DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE AMBIENTE, TERRITÓRIO E SAÚDE NO RIO DE JANEIRO, BRASIL
Práticas de saúde
Material educativo
Caderno Práticas e Soluções
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Mata Atlântica. Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Colônia Juliano Moreira, região histórica com vocação agrícola e hospitalar do RJ, tem sofrido transformações e enfrentado desafios na promoção de uma ocupação sustentável e da saúde da população. Neste território iniciativas da Fiocruz (CFMA) valorizam parcerias com moradores e lideranças locais. Dentre elas, o desenvolvimento de um material educativo sobre Saúde, Moradia, Plantio, Lixo. Refletir sobre os sentidos e saberes implicados em práticas de saúde e seus desafios a partir da análise dos usos do material educativo ‘Caderno Práticas e Soluções’ pelo seu público, moradores e líderes de um território específico em Jacarepaguá/RJ. O estudo apoia-se em referenciais teóricos sobre território, promoção da saúde e pesquisa qualitativa em saúde (Santos, 2014; Czeresnia, 2009; Victora; Knauth & Hassen, 2000). Foi realizado: (1) levantamento de documentos internos do CFMA, imagens do território e bibliografia sobre a Baixada Jacarepaguá; (2) observação participante para o delineamento dos perfis dos sujeitos da pesquisa e sua caracterização; (3) entrevistas semi-estruturadas visando a análise do tema a partir do ponto de vista dos sujeitos da ação (Bourdieu, 2012). O grupo da pesquisa correspondeu a cinco representantes dos grupos sociais que participaram do desenvolvimento do material sendo 3 moradores e 2 lideranças. Os dados reunidos possibilitaram descrever a experiência/percepções e os saberes nos usos do material pelos sujeitos sobre: (1) o território (2) o Caderno e suas práticas. Além de permitir descrever as características locais, apontaram junto aos entrevistados o envolvimento com o território, histórias e lutas pela posse da terra, permanência no lugar e um modo de vida mais saudável e sustentável. A prática da horta foi apontada como um diferencial, muitos relataram interesse e benefícios tanto no desenvolvimento quanto como fonte de renda. Entretanto, desafios como a falta de água, de saneamento, de tempo resultaram em limites à prática a partir de uma perspectiva crítica adotada no estudo. A experiência de produção coletiva foi exitosa, mas é preciso compreender os limites de práticas em contextos urbanos onde os sujeitos embora emancipados, engajados politicamente e expostos, se veem vulneráveis e incapazes de intervir em algumas realidades. Para efetiva melhoria da qualidade de vida, existem desafios a serem superados não pelos sujeitos, mas pelo Estado com ações intersetoriais e políticas públicas que diminuam as desigualdades.
Keywords in Portuguese
Promoção da saúdePráticas de saúde
Material educativo
Caderno Práticas e Soluções
Share