Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38990
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
16 Paz, Justiça e Instituições EficazesCollections
- ENSP - Artigos de Periódicos [2411]
- INI - Artigos de Periódicos [3645]
Metadata
Show full item record
QUANDO A CONVIVÊNCIA COM A VIOLÊNCIA APROXIMA A CRIANÇA DO COMPORTAMENTO DEPRESSIVO
Alternative title
When living with violence brings a child close to depressive behaviorAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo investiga a associação entre o comportamento retraído/depressivo de crianças escolares e a presença/ausência de violências vividas em casa, na escola e na comunidade. É um estudo descritivo com dados seccionais de 479 alunos entre 6 e 13 anos de idade, da 1ª série do ensino fundamental de escolas públicas de um município do Rio de Janeiro. O desenho amostral é do tipo conglomerado simples em três estágios de seleção, com proporção de 50%, nível de confiança de 98% e erro relativo de 5%. Variáveis sociodemográficas da criança e da família, a subescala de retraimento/depressão (CBCL), a Escala de Conflitos e de violência na escola e na comunidade são investigadas. A análise de correspondência múltipla foi a principal técnica estatística empregada. Os resultados indicam que as diferentes vitimizações de violência tendem a estar mais próximas do comportamento de retraimento/depressão a nível clínico e limítrofe. Programas e políticas públicas necessitam abordar a conjuntura da vida infantil, com o foco na intervenção dos problemas de saúde mental, das violências e da condição de vitimização de crianças e adolescentes, com vistas a interromper as revitimizações pela violência, assim como as suas conseqüências.
Abstract
The present study investigates the relation between withdrawn/depressive behavior of schoolchildren and presence/absence of violence experienced at home, at school and in the community. This descriptive cross-sectional study is based on data from a sample of 479 schoolchildren between 6-13 years of age, attending the first grade in the public elementary schools of a city of the state of Rio de Janeiro, Brazil, 2005. The multi-stage cluster sampling strategy involved three selection stages with 50% proportion, 98% confidence level and relative error of 5%. Socio-demographic variables of the child and the family, the withdrawal/depression sub-scale (CBCL), Conflict Tactics Scale and school and community violence scale are investigated. Multivariate Correspondence Analysis indicates that the different violence victimizations tend to be closer to clinical and borderline withdrawn/depressive behavior. Programs and public policies must address the life circumstances of the child, with focus on interventions in mental health problems, violence and victimization in order to interrupt the cycle of re-victimization through violence and its consequences.
Share