Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39477
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- ENSP - Artigos de Periódicos [2411]
Metadata
Show full item record
CONHECIMENTO E IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA A CONTEÚDOS CURRICULARES DE PATOLOGIA ORAL POR ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA E CIRURGIÕES-DENTISTAS
Currículo
Educação em Odontologia
Avaliação
Conteúdo Curricular
Alternative title
Knowledge and importance attached to curricular contents of Oral Pathology by Dentistry students and dentistsAffilliation
Ministério da Defesa. Marinha do Brasil. Odontoclínica Central da Marinha. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento e a importância atribuída a conteúdos curriculares de Patologia Oral por cirurgiões-dentistas e estudantes. A amostra foi constituída de 113 cirurgiões-dentistas e 55 estudantes de graduação em Odontologia no Rio de Janeiro/Brasil. Questionários e um formulário-teste com dez questões de múltipla escolha foram aplicados aos alunos e dentistas. As respostas foram analisadas em perspectiva descritiva. Os conteúdos curriculares de Patologia Oral apontados como mais relevantes pelos respondentes durante sua vida acadêmica e profissional foram as infecções bacterianas e virais, as alterações de desenvolvimento dos dentes e das estruturas orais e as patologias da polpa e do periápice.
Abstract
This study aimed to evaluate the knowledge and importance attached to curricular contents of Oral Pa-thology by Dentistry students and dentists. The sam-ple comprised 113 dentists and 55 senior Dentistry students in Rio de Janeiro /Brazil. Questionnaires and an exam form with ten multiple choice questions were applied to students and dentists. The responses were analysed on a descriptive perspective. The curricular contents of Oral Pathology considered the most rele-vants were the viral and bacterial infections, the dental and oral structures development alterations and the pulpal and periapical pathologies.
Keywords in Portuguese
Patologia OralCurrículo
Educação em Odontologia
Avaliação
Conteúdo Curricular
Share