Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3995
MEDICINA, EDUCAÇÃO E PSIQUIATRIA PARA A INFÂNCIA: O PAVILHÃO-ESCOLA BOURNEVILLE NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Pavilhão-Escola Bourneville
Assistência à infância
Hospitais Psiquiátricos
Políticas Públicas de Saúde
História do Século XX
Brasil
Silva, Renata Prudêncio da | Date Issued:
2008
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta dissertação tem como objetivo analisar a criação do Pavilhão-Escola Bourneville do Hospício Nacional de Alienados no início do século XX, primeira instituição brasileira para a assistência a crianças anormais. Descreve os diferentes personagens e idéias que estavam implicadas na criação deste Pavilhão. Com relação ao campo científico, destaca o conhecimento então produzido sobre os diagnósticos relativos à infância e sobre o método médico-pedagógico empregado no Pavilhão. Busca-se assim perceber as vias pelas quais a criança se constituiu em objeto não somente da ciência psiquiátrica, mas também das políticas públicas a ela relacionada naquele período. A pesquisa observa que a criação do Pavilhão-Escola Bourneville se insere num contexto mais amplo de constituição de uma assistência à infância vinculada aos ideais republicanos de construção de uma nação civilizada nos moldes europeu. Neste sentido, demonstra que o investimento da ciência e da assistência psiquiátrica no período em questão em relação à infância foi contemporâneo aos esforços no campo da medicina e educação, voltados para a construção de instituições e intervenções sociais que representavam a criança como o futuro da nação e, portanto, objeto privilegiado de atenção.
Abstract
This paper has as objective to analyze the creation of the Bourneville Pavilion-School of the National Hospice in the beginning of century XX, first brazilian institution for the assistance the abnormal children. With relation to the scientific field, it observes the knowledge on the relative diagnostics to childhood and the used method in the Pavilion. The work searchs to perceive as the child consisted in object of psychiatric science, and the public politics related it in that period. The research observes that the creation of the Bourneville Pavilion-School was inserted in a ampler context of constitution of an assistance to the childhood, articulated to the republican ideals of construction of a nation civilized in the European molds. Thus, it demonstrates that the investment of science and the psychiatric assistance in the period in question was contemporary to the efforts in the field of the medicine and education, interested in the construction of institutions and social interventions that represented the child as the future of the nation and, therefore, privileged object of attention.
Keywords in Portuguese
Hospício Nacional de AlienadosPavilhão-Escola Bourneville
Assistência à infância
DeCS
Psiquiatria Infantil/históriaHospitais Psiquiátricos
Políticas Públicas de Saúde
História do Século XX
Brasil
Share