Advisor | Facchinetti, Cristiana | |
Author | Pereira, Clarice de Sá Carvalho | |
Access date | 2012-05-07T14:48:02Z | |
Available date | 2012-05-07T14:48:02Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | PEREIRA, Clarice de Sá Carvalho. Conversas e Controvérsias: uma análise da constituição do TDAH no cenário científico e educacional brasileiro. 2009. 185 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4001 | |
Abstract in Portuguese | No presente trabalho investigamos o processo de expansão e legitimação social do diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Brasil. Para tanto, analisamos publicações científicas brasileiras sobre comportamentos de desadaptação escolar, bem como um conjunto de materiais que se destina à divulgação do TDAH disponíveis no site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), de forma a circunscrever o debate voltado para o estabelecimento deste conceito nosológico. Procuramos mapear o processo recente de biologização da compreensão dos comportamentos humanos no Brasil e como as diferentes concepções, quer organicistas ou não, se opõem ou se conectam na construção da entidade TDAH. A investigação desses discursos múltiplos objetivou discutir como se constitui, a partir de um modelo científico e do empenho em torná-lo hegemônico, uma conceituação nosológica para as condutas de desadaptação infantis, tendo em vista a interface que ela mobiliza entre os campos da saúde e da educação. Finalmente, articulamos a expansão do transtorno no Brasil e no mundo a aspectos sócio-históricos mais amplos, como a crescente biologização e objetivação da compreensão dos comportamentos humanos; a cientificização da vida cotidiana; a perda de poder simbólico da psicanálise no Brasil a elas relacionadas; os deslocamentos contemporâneos nas fronteiras entre o normal e o patológico; a eficácia de um medicamento na melhoria da adaptação social e educacional dos indivíduos; e o ideal descontrole das incertezas futuras. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Diagnóstico do TDAH | |
Subject in Portuguese | Desaptação escolar | |
Title | Conversas e controvérsias: uma análise da constituição do TDAH no cenário científico nacional e educacional brasileiro | pt_BR |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2009 | |
Departament | Casa de Oswaldo Cruz | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde | |
Abstract | In this work we investigated the expansion and social legitimation process of the AttentionDeficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) in Brazil. Accordingly we analyzed the Brazilian scientific publications on unadapted schoolchildren, as well as a set of written material prepared to ADHD popularization, available at the Internet site of the Brazilian Association of Attention Deficit (Associação Brasileira do Déficit de Atenção), in order to circumscribe the debate over the establishment of this nosological concept. We aimed to map the recent process of biologization of the human behavior understanding in Brazil, and how the different conceptions, either organicist or not, oppose or connect each other in building the ADHD entity. The investigation of those multiple discourses intended to discuss how the nosological concept of unadapted child behavior is built up, based on a scientific model and the commitment to make it hegemonic, keeping in mind the interface that this diagnostic marshal between the health and educational fields. Due to the inseparability between the disorder and what is produced as a problem in the school environment, we proposed that the ADHD acts as tool that gives meaning to indiscipline and to the inattention, and mediates the relationship established among teacher, pupil and family. Besides, attributing the school failure as related to the student body, the diagnostic allows the neutralization of some educational conflicts without questioning the school environment, the family or the social demands and norms themselves. At last, we articulated the expansion of the diagnostic in Brazil and worldwide to broader sociohistorical aspects, such as the growing biologization and objetification of human behavior understanding; the scientification of everyday life; the loss of the related psychoanalytic symbolic power in Brazil; the contemporaneous shift of normal/pathological borders; the drug efficacy in enhancing the social and educational individual adaptation; and the ideal of controlling future incertitude. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Diagnosis of ADHD | en |
Subject | Unadapted schoolchildren | en |
DeCS | Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/história | pt_BR |
DeCS | Publicações Científicas e Técnicas | pt_BR |
DeCS | Comportamento Infantil | pt_BR |
DeCS | Brasil | pt_BR |