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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40181
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DA BAHIA: UMA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DA OFERTA DE SERVIÇOS
Sistemas de Saúde
Política de Saúde
Administração de Serviços de Saúde
Assistência à Saúde
Carneiro, Ângela de Oliveira | Date Issued:
2014
Alternative title
Primary health care in the Bahia municipalities: a distribution analysis of supply of servicesAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Atenção Primária Abrangente é definida na declaração de Alma Ata como: “Atenção
essencial em saúde com base em métodos práticos cientificamente sólidos e socialmente aceitáveis,
bem como tecnologias disponibilizadas universalmente a indivíduos e famílias na comunidade por
meio de sua plena participação e a um custo que a comunidade e o país podem manter... Trata-se de
uma parte integrante do sistema de saúde do país e do desenvolvimento social e econômico da
comunidade. É o primeiro nível de contato com indivíduos, a família e a comunidade... trazendo os
cuidados de saúde o mais próximo de onde as pessoas vivem e trabalham, e constitui o primeiro
elemento de um processo contínuo de atenção em saúde”. Esta tese analisou a capacidade dos
municípios e das regiões de saúde da Bahia para executar ações de Atenção Primária Abrangente
APS-A. O caminhar metodológico do estudo de caso de capacidade de oferta do estado da Bahia
partiu de uma lista pré-definida, pela autora, de serviços que devem ser realizados em todos os
municípios e outra dos que devem ser realizados na referência regional. Utilizando dados
secundários, foi feito um recorte transversal, no qual se analisou o número de procedimentos per
capita realizados no ano de 2012. A partir da análise estatística descritiva, foi comparado o número
de procedimentos realizados com os parâmetros estabelecidos pela Portaria 1101/2002 e, a partir da
análise fatorial e de clusters os municípios e regiões, foram agrupados em classes similares. Os
resultados apontaram que dos 12 procedimentos para os quais foram calculados os parâmetros, de
acordo com a Portaria, 82% dos municípios realizaram apenas sete procedimentos. No caso das
regiões, dos nove (9) procedimentos analisados, 85,7% realizaram apenas até cinco procedimentos.
Na análise de clusters, 367 municípios, de um total de 417, foram classificados como de muito baixa
capacidade de oferta em APS-A. Ao analisar as variáveis socioeconômicas: PIB per capita, grau de
suficiência de recursos e o IDH, foi observado que nos municípios com muito baixa capacidade de
oferta estão também os piores indicadores socioeconômicos. Na análise regional, observou-se que
das 28 regiões, um agrupamento de 19 apresentou muita baixa capacidade de oferta em APS-A.
Esses resultados confirmaram os pressupostos de que a Atenção Primária desenvolvida na Bahia não
oferta procedimentos essenciais a uma APS-A e que, consequentemente, não atende as diretrizes do
Pacto pela Saúde.
Abstract
The Comprehensive Primary Care is defined in the Alma Ata declaration as: “Essential
health care based on practice methods scientifically solids and socially acceptable, as well as
universally available technologies to individuals and families in the community through its full
participation and an affordable costing for the community and the country. It is part of the health
system of the country and economic and social development of the community. It is the first level of
contact with individuals, family and community… bringing the health care very close to where
people live and work and it is the first element of a continuous process of health care”. This thesis
analyzes the ability of the municipality and the health regions of Bahia to execute Comprehensive
Primary Care actions APS-A. The methodology of the study case of the offer ability of Bahia state
was from a pre-defined list, by the author, about services that should be performed in all the
municipalities and other list with the services that should be done in the regional reference. Using
secondary data, a transverse cut was made, in which the number of procedures per capita performed
in 2012 were analyzed. From the descriptive statistic analysis, the number of procedures done was
compared with the established parameters by Ordinance 1101/2002 and from the factorial analysis
and clusters, the municipalities and regions were grouped in similar classes. The results show that
from the 12 procedures in which the parameters were calculated, according to the Ordinance, 82%
of the municipalities performed only seven procedures. In the case of regions, from nine (9)
analyzed procedures, 85.7% performed only up to five procedures. In the clusters analysis, 367
municipalities of 417, were classified as very low offer ability in APS-A. Analyzing the
socioeconomic variables: GNP per capita, degree of sufficient resources and HDI it was observed
that in the municipalities with very low offer ability there are also the worst socioeconomic
indicators. In the regional analysis, from 28 regions, a group of 19 presented very low offer capacity
in APS-A. These results confirmed that the Primary Care developed in Bahia do not offer essential
procedures to a APS-A and consequently, does not follow the Health Agreement guidelines.
DeCS
Atenção Primária à SaúdeSistemas de Saúde
Política de Saúde
Administração de Serviços de Saúde
Assistência à Saúde
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