Advisor | Cunha, Geraldo Marcelo da | |
Author | Ramírez, Félix Alejandro | |
Access date | 2020-03-06T13:40:17Z | |
Available date | 2020-03-06T13:40:17Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | RAMíREZ, Félix Alejandro. Tendencias de la mortalidad por lesiones de tránsito en Argentina, 2002-2012. 2015. 63 f. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40238 | |
Abstract in Portuguese | Nesta tese o estudo de tendências de mortalidade apresentado por acidentes de trânsito na Argentina 2002-2012. O próprio corpo é organizado com uma introdução, justificativa, objetivos, materiais e métodos, e questões éticas. Em seguida, apresenta um papel para o formato de publicação. Ao desenvolver o tema e Argentina uma visão global de acidentes de trânsito (OPAS, a OMS, Ministério da Saúde e outras obras) foi levantada. foram consultados sobre abordagens para a prevenção informação (OMS, a CEPAL e outros) da magnitude do problema de lesões. No nível local (Argentina), há informações exigidas pelo dessas abordagens é inacessível (vulnerabilidade para o tempo em risco, a quilometragem, a vulnerabilidade por tipo de usuário, etc), mas não há informação em si é acessível (mortalidade geral e tipo de usuário, sexo, idade, local de ocorrência, número de carros e motos por província). Informações sobre a mortalidade lesão tráfego tem pontos fracos em sua capacidade, observado em vários estudos nacionais e internacionais (do Ministério da Saúde, GBD, Harvard). Redistribuição dos códigos específicos códigos inespecíficos de acordo com a metodologia proposta pelo BDG é uma maneira de melhorar essa informação. Ele não dá certeza, mas dá uma boa estimativa. A tese foi feita tendo em conta isso. códigos de mortalidade foram recodificados como uma metodologia reconhecida a nível global e nacional e uma estimativa de causas de morte foi alcançado por tipo de usuário, idade e sexo. As informações foram analisadas com estas estimativas. taxas brutas foram calculados e ajustados. modelos Poisson com efeitos aleatórios foram conduzidas para explorar associações entre as variáveis em estudo. Eles foram atraídos conclusões a nível nacional, regional e provincial. excelentes resultados: Estimou-se um aumento no número de mortes de 67% pelo método de redistribuição. Argentina foi calculado para uma taxa de mortalidade de acidentes de trânsito no período de 13,1 por 100.000 habitantes. As taxas de mortalidade de ferimentos entre os ocupantes do carro aumentou 8,8-11,1 por 100.000 habitantes durante o período do estudo. Motociclistas homens mostraram um aumento acentuado na taxa de mortalidade, regiões Noroeste e Nordeste registrou o maior crescimento de 5 a 15 mortes por 100.000 habitantes em 2002 para 2012. Os pedestres e ciclistas tendência estava em declínio. Um espectáculo modelos Poisson com efeitos mistos foi observado que o risco foi maior em homens jovens motociclistas das sete regiões da Argentina, com um risco de 1,88% (IC 95% 1.79- 1.97) para o país. Conclusão: grandes diferenças regionais foram observadas por tipo de usuário de estradas públicas, por sexo e idade, o apoio para a implementação de políticas para inverter as tendências actuais. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Acidentes de Trânsito | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ferimentos e Lesões | pt_BR |
Subject in Portuguese | Epidemiologia | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde Pública | pt_BR |
Subject in Portuguese | Mortalidade | pt_BR |
Title | Tendencias de la mortalidad por lesiones de tránsito en Argentina, 2002-2012 | pt_BR |
Alternative title | Trends in mortality from traffic injuries in Argentina, 2002-2012 | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2015 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | En la presente tesis se presenta el estudio de las tendencias de la mortalidad por lesiones
de tránsito en Argentina 2002-2012. El cuerpo de la misma esta organizado con una
introducción, justificación, objetivos, materiales y métodos, y aspectos éticos. Luego
presenta un formato de artículo para publicación.
En el desarrollo del tema se planteó un panorama mundial y de Argentina de las
lesiones por tránsito (OMS, OPS, MSAL y otros trabajos). Se consultó sobre enfoques
de información para la prevención (OMS, CEPAL y otros) de la magnitud del problema
que plantea las lesiones. En el nivel local (Argentina), hay información requerida por
estos enfoques que no es accesible (vulnerabilidad por tiempo en riesgo, kilómetros
recorridos, vulnerabilidad por tipo de usuario, etc) pero hay información que sí es
accesible (mortalidad general y por tipo de usuario, sexo, edad, lugar de ocurrencia,
cantidad de autos y motos por provincias). La información sobre la mortalidad por
lesiones de tránsito presenta debilidades en su calidad, señalada en varios trabajos
nacionales e internacionales (MSAL, GBD, Harvard). La redistribución de códigos
inespecíficos en códigos específicos según la metodología propuesta por el GBD es una
forma de mejorar esa información. No da certeza, pero da una buena estimación. La
tesis se realizó teniendo en cuenta esto. Se recodificaron los códigos de mortalidad
según una metodología reconocida a nivel mundial y nacional y se logró una estimación
de causas de muerte según tipo de usuario, según edad y sexo. Se analizó la
información con estas estimaciones. Se calcularon tasas brutas y ajustadas. Se realizaron
modelos Poisson con efectos aleatorios para explorar asociaciones entre las variables en
estudio. Se sacaron conclusiones a nivel nacional, regional y provincial.
Resultados destacados: Se estimó un aumento del número de muertes del 67% por el
método de la redistribución. Se calculó para Argentina una tasa de mortalidad por
lesiones de tránsito para el periodo de 13,1 por 100.000 habitantes. Las tasas de
mortalidad por lesiones entre ocupantes de autos aumentaron de 8,8 a 11,1 por 100.000
habitantes durante el periodo de estudio. Los varones motociclistas presentaron un
marcado aumento de la tasa de mortalidad, las regiones Noroeste y Noreste presentaron
los mayores incrementos de 5 a 15 muertes por 100.000 habitantes del 2002 al 2012. La
tendencia en peatones y ciclistas fue en descenso. Al realizar los modelos de Poisson
con efectos mixtos se observo que el riesgo fue mayor en los jóvenes varones
motociclistas de las siete regiones de Argentina, con un riesgo de 1,88% (IC 95% 1.79-
1.97) para el país.
Conclusión: Se observaron grandes diferencias regionales, por tipo de usuario de la vía
pública, por sexo y por edad, sustento para la implementación de políticas para revertir
las tendencias actuales. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Accidents, Traffi | pt_BR |
Subject | Wounds and Injuries | pt_BR |
Subject | Epidemiology | pt_BR |
Subject | Public Health | pt_BR |
Subject | Mortality | pt_BR |
Subject in Spanish | Accidentes de Tránsito | pt_BR |
Subject in Spanish | Heridas y Traumatismos | pt_BR |
Subject in Spanish | Epidemiología | pt_BR |
Subject in Spanish | Salud Pública | pt_BR |
Subject in Spanish | Mortalidad | pt_BR |
DeCS | Acidentes de Trânsito | pt_BR |
DeCS | Ferimentos e Lesões | pt_BR |
DeCS | Epidemiologia | pt_BR |
DeCS | Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Mortalidade | pt_BR |
DeCS | Argentina | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |