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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40281
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso restrito
Data de embargo
2030-01-01
Coleções
Metadata
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ANÁLISE DOS PADRÕES DE QUALIDADE DOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS EM RELAÇÃO AO CUMPRIMENTO DE METAS DE PRODUÇÃO
Saúde bucal
Avaliação em saúde
Serviços de saúde bucal
Eficiência Organizacional
Qualidade da Assistência à Saúde
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Indicadores básicos de saúde
Estudos transversais
Brasil
Malheiros, Laryza Neves Delmondes | Data do documento:
2019
Título alternativo
Analysis of quality standards of dentistry specialty centers in relation to compliance with production goalsAutor(es)
Orientador
Coorientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Resumo
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) se constituem como serviços de referência da atenção secundária em saúde bucal. Por apresentarem grande relevância social, é imprescindível que sejam avaliados continuamente para a adoção de melhores padrões de qualidade. O objetivo foi analisar a relação entre padrões de qualidade de estrutura e processo de trabalho com indicador de cumprimento de metas de produção ambulatorial dos CEO. Realizou-se um estudo exploratório, avaliativo, transversal, envolvendo 929 CEO que participaram do 1º ciclo do PMAQ-CEO, no ano de 2014. Foram utilizados dois bancos de dados secundários, o do PMAQ-CEO e o do SIA/SUS. O teste Qui-Quadrado serviu para analisar as associações entre as variáveis independentes e dependente. Por fim, a força e o efeito de associação entre essas variáveis foram avaliados por meio da Razão de Chances “OddsRatio”, calculada pelo uso de modelos simples e múltiplo de regressão logística multinomial. Os achados dessa pesquisa reforçam a existência de uma baixa produtividade ambulatorial em muitos CEO e uma forte associação entre essa produção com características de estrutura e processo de trabalho adotado pelos serviços. Vinte padrões de qualidade permaneceram nos modelos múltiplos da regressão logística multinomial, como aqueles relativos à infraestrutura, presença de equipamentos odontológicos e de tecnologia da informação, existência de gerentes que atuassem exclusivamente nessa função e adoção de estratégias para diminuir o absenteísmo. Ao final, foi possível visualizar que a busca pelos melhores padrões de qualidade envolvia a atuação tanto da gestão, quanto dos profissionais e usuários da rede de atenção em saúde bucal.
Resumo em Inglês
The Centers of Dental Specialties (CEO) constitute as reference services of secondary care in oral health. Because they have great social relevance, it is imperative that they be continuously evaluated for the adoption of better quality standards. The objective was to analyze the relationship between quality standards of structure and work process with an indicator of compliance with CEO outpatient production goals. An exploratory, evaluative, cross-sectional study was conducted involving 929 CEOs who participated in the PMAQ-CEO in 2014. Two secondary databases, the PMAQ-CEO and SIA / SUS, were used. The Chi-Square test served to analyze the associations between independent and variables. Finally, the strength and the association effect between these variables were evaluated using the OddsRatio Chances Ratio, calculated by the use of simple and multiple models of multinomial logistic regression. The results of this research reinforce the existence of a low outpatient productivity in many CEOs and a strong association between this production with structure characteristics and work process adopted by the services. Twenty quality standards remained in the multiple models of multinomial logistic regression, such as those related to the presence of information technology equipment, the existence of managers who work exclusively in this function and the adoption of strategies to reduce absenteeism,. At the end, it was possible to visualize that the search for the best quality standards involved the performance of both management, professionals and users of the oral health care network.
DeCS
Atenção secundária à saúdeSaúde bucal
Avaliação em saúde
Serviços de saúde bucal
Eficiência Organizacional
Qualidade da Assistência à Saúde
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Pesquisa sobre Serviços de Saúde
Indicadores básicos de saúde
Estudos transversais
Brasil
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