Author | Fernandez, Patrícia Martins | |
Author | Silva, Denise Oliveira e | |
Access date | 2020-04-16T19:10:01Z | |
Available date | 2020-04-16T19:10:01Z | |
Document date | 2008 | |
Citation | FERNANDEZ, Patrícia Martins; SILVA, Denise Oliveira e. Descrição das noções conceituais sobre os grupos alimentares por professores de 1ª a 4ª série: a necessidade de atualização dos conceitos. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 3, p. 451-466, 2008. | pt_BR |
ISSN | 1980-850X | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40811 | |
Abstract in Portuguese | Com base na realização de entrevistas individuais com professores de 1ª a 4ª séries em uma amostra de escolas públicas e privadas no Distrito Federal, procurou-se apontar a atualização da classificação dos grupos alimentares segundo exemplos e funções, além da execução de atividades de nutrição e fontes de informação consultadas pelos educadores. Os resultados mostraram associação do consumo dos alimentos energéticos e energéticos extras com uma alimentação inadequada, ao passo que os alimentos construtores e reguladores são identificados como prioritários na alimentação diária. Os livros didáticos destacaram-se como a principal fonte de informação e, em menor destaque, os manuais técnicos de alimentação e profissionais de saúde. Conclui-se que as ações educativas em nutrição precisam ser subsidiadas por professores bem formados e atualizados, além da revisão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na perspectiva de um ensino interdisciplinar e intersetorial em alimentação na escola. | pt_BR |
Sponsorship | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Universidade Estadual Paulista. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
MeSH | School Teachers | pt_BR |
MeSH | Healthy Diet | pt_BR |
Subject in Portuguese | Professores de 1ª a 4ª séries | pt_BR |
Subject in Portuguese | Grupos alimentares | pt_BR |
Subject in Portuguese | Fontes de informação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino interdisciplinar e intersetorial | pt_BR |
Title | Descrição das noções conceituais sobre os grupos alimentares por professores de 1ª a 4ª série: a necessidade de atualização dos conceitos | pt_BR |
Alternative title | A description of the conceptual notions about food groups by 1st to 4th grade teachers: the necessity to review the concepts | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
DOI | 10.1590/S1516-73132008000300006 | |
Abstract | Individual interviews were carried out with teachers of 1st to 4th grades in a sample of public and
private schools in the Federal District, and point out the need to update food classification groups
according to examples and function, alongside nutrition activities and the sources of information consulted by educators. Results showed the association of consumption of energetic and extra energetic food
with inappropriate food intake, while certain foods are identified as prioritized in a daily food intake.
School books were highlighted as the main information source and on a smaller scale technical handbooks
on dietary habits and those for health professionals. It is concluded that educative actions in nutrition need
to be scrutinised by educated and updated teachers, alongside the revision of the Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs) (National Curriculum Parameters) from the perspective of interdisciplinary and interdepartmental instruction in food and health in school. | pt_BR |
Affilliation | Centro Universitário de Brasília. Faculdades de Ciências da Educação e da Saúde. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Subject | Food groups | pt_BR |
Subject | Sources of information | pt_BR |
Subject | Interdisciplinary and interdepartmental instruction | pt_BR |
DeCS | Educação Alimentar e Nutricional | pt_BR |
DeCS | Professores Escolares | pt_BR |
DeCS | Dieta Saudável | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 02 Fome zero e agricultura sustentável | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |