Author | Galdino, Johnathan Portela da Silva | |
Author | Silva, Erica Tatiane da | |
Author | Elias, Flávia Tavares Silva | |
Access date | 2020-05-04T18:51:38Z | |
Available date | 2020-05-04T18:51:38Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | GALDINO, Johnathan Portela da Silva; SILVA, Erica Tatiane da; ELIAS, Flávia Tavares Silva. Oportunidades de formação em avaliação de tecnologias em saúde: mapeamento de cursos nacionais e internacionais. Comunicação em Ciências da Saúde, Brasília, v. 27, n.3, p. 203-210, 2016. | |
ISSN | 1980-0584 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41089 | |
Description | Johnathan Portela da Silva Galdino - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz, mas não consta à informação no documento. | pt_BR |
Abstract in Portuguese | Introdução: A incorporação de tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) requer pessoal capacitado nas ferramentas de avaliação de tecnologias em saúde (ATS). Conhecer a oferta vigente destas oportunidades de capacitação é importante para preencher eventuais lacunas na oferta de profissionais qualificados nos serviços de saúde. Objetivo: Mapear as oportunidades de formação e capacitação em avaliação de tecnologias em saúde disponíveis em nível nacional e internacional. Métodos: Estudo descritivo, com dados secundários, por meio de buscas nos sítios eletrônicos da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) e da Internacional Network Agencies for Health Technology Assessment (INAHTA) ocorrida entre março e abril de 2016. Resultados: No período do estudo foram encontrados 62 cursos na área de ATS. As universidades, organizações não governamentais e as redes ofertaram 77,4% dos cursos. As universidades participaram com 51% dos cursos, em especial, com cursos de formação em nível mestrado. As instituições canadenses foram destaques na oferta de cursos de curta duração, representando 13 cursos. A maioria dos cursos de longa duração foi ofertada por instituições brasileiras, alcançando 13 cursos. Para os 62 cursos, observou‑se ênfase para profissionais de saúde e poucas ofertas específicas para tomadores de decisão e indústria. Conclusão: Observou‑se um panorama de ofertas e iniciativas de capacitação em ensino a distância que podem promover a melhoria da qualificação de profissionais de saúde em termos de avaliação e incorporação crítica de tecnologias no SUS. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde. Escola Superior de Ciências da Saúde | |
Rights | open access | |
MeSH | Biomedical Technology | en_US |
MeSH | Mentoring | en_US |
MeSH | Technology Assessment, Biomedical | en_US |
Subject in Portuguese | Tecnologias em saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Cursos de capacitação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Avaliação de tecnologias em saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Tomada de decisões | pt_BR |
Subject in Portuguese | Monitoramento | pt_BR |
Title | Oportunidades de formação em avaliação de tecnologias em saúde: mapeamento de cursos nacionais e internacionais | pt_BR |
Alternative title | Training opportunities for health technology assessment: mapping national and international courses | pt_BR |
Type | Article | |
DOI | 10.51723/ccs.v27i03.74 | |
Abstract | Introduction: The incorporation of technologies in the Unified Health System (SUS) requires staff trained in health technology assessment tools (HTA). Knowing the current offer these training opportunities is impor‑ tant to fill any gaps in supply of skilled professionals in the health services. Objective: Map the training and capacity building opportunities in health technology assessment available at national and international level. Methods: Descriptive study, with secondary data, through searches in electronic sites of the Brazilian Network for Health Technology Assessment (Rebrats) and the International Network Agencies for Health Technology Assessment (INAHTA) occurred between March and April, 2016. Results: During the study period were found 62 HTA courses. Universities, non‑governmental organizations and networks they offe‑ red 77,4% of the courses. Universities accounted 51% of the courses, in particular, training courses at masters level. Canadian institutions were highlights in offering short courses, representing 13 courses. Most long‑term courses were offered by Brazilian institutions, reaching 13 courses. For the 62 courses, there was emphasis on health professionals and few specific offers to decision makers and industry. Conclusion: There was a panorama of offers and training initiatives in distance education that can promote the improvement of the qualifica‑ tion of health professionals in terms of valuation and critical incorporation of technologies in the SUS. | en_US |
Affilliation | Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Departamento de Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | |
Subject | Health technologies | en_US |
Subject | Training courses | en_US |
Subject | Health technology assessment | en_US |
Subject | Decision‑making | en_US |
Subject | Monitoring | en_US |
DeCS | Tecnologia Biomédica | pt_BR |
DeCS | Tutoria | pt_BR |
DeCS | Avaliação da Tecnologia Biomédica | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 17 Parcerias e meios de implementação | |