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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41195
É POSSÍVEL MINIMIZAR OS REQUISITOS ÉTICOS PARA AGILIZAR A APROVAÇÃO DE UMA PESQUISA EM UM COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DURANTE UMA EMERGÊNCIA SANITÁRIA?
Author
Affilliation
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Bioética e Ética Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Bioética e Ética Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Universidade Federal de São Paulo . São Paulo, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Direito. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Anis-Instituto de Bioética. Brasília, DF, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Bioética e Ética Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Bioética e Ética Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Bioética e Ética Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Universidade Federal de São Paulo . São Paulo, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Direito. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Anis-Instituto de Bioética. Brasília, DF, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Bioética e Ética Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Bioética e Ética Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil/ Haifa University. UNESCO Chair in Bioethics. Haifa, Israel.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A COVID-19, tem nos apresentado desafios em todas as áreas. Aos desafios, a comunidade
acadêmica tem respondido com grande exuberância. Muitas pesquisas têm sido propostas,
vários grupos e redes de pesquisadores têm sido constituídos - engenheiro/as, médico/as,
enfermeiro/as, cientistas sociais, operadores do direito entre outras profissionais têm respondido
aos desafios propostos. Tais desafios referem-se à busca por respostas a questões, entre outras:
qual é o impacto social e econômico da pandemia sobre as populações? Como projetar e
desenvolver um respirador simples e de baixo custo? Ou como produzir rapidamente grandes
quantidades de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para
o enfrentamento da epidemia em meio a escassez total desses recursos e a uma luta comercial
por eles em nível mundial? Como testar de forma rápida e eficaz para saber se o novo produto
está contaminando? Ou que opções terapêuticas são eficazes? São todas pesquisas que em
algum momento vão envolver humanos. É exatamente nesse momento que pesquisadores
perguntam como agilizar o processo de avaliação ética, especialmente quando há pesquisadores
de áreas que tradicionalmente não submetem seus projetos de pesquisa à avaliação de comitês
independentes.
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