Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41337
Title: Nota sobre o uso da cloroquina/hidroxicloroquina para o tratamento da COVID-19
Authors: Ramos Filho, Celso Ferreira
Daniel-Ribeiro, Cláudio Tadeu
Tabak, Daniel Goldberg
Baia-da-Silva, Djane Clarys
Temporão, José Gomes
Lacerda, Marcus Vinícius Guimarães
Dalcolmo, Margareth Pretti
Schechter, Mauro
Taschner, Natália Pasternak
Brasil, Patrícia
Affilliation: Academia Nacional de Medicina. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Medicina. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Academia Nacional de Medicina. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Academia Nacional de Medicina. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Amazonas. Fundação de Medicina Tropical do Amazonas Doutor Heitor Vieira Dourado. Manaus, AM, Brasil.
Academia Nacional de Medicina. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Centro de Estudos Estratégicos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Amazonas. Fundação de Medicina Tropical do Amazonas Doutor Heitor Vieira Dourado. Manaus, AM, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Referência Hélio Fraga. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Academia Nacional de Medicina. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade de São Paulo. Instituto Questão de Ciência e Instituto de Ciências Biomédicas. São Paulo, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Uma das razões para o impressionante impacto da pandemia da COVID-19 na saúde mundial é a inexistência, até o presente momento, de vacinas ou antivirais específicos aprovados para prevenir ou tratar a enfermidade, cuja letalidade real ainda nos é incerta, pois depende grandemente da disponibilidade de testagem ampla e da qualidade do serviço de saúde. Diante das enormes dificuldades para se desenvolver, em período curto, fármacos e vacinas específicas para tratá-la e preveni-la, a atenção se volta para fármacos já existentes e com segurança atestada pelo largo uso. Alguns estudos demonstraram que fármacos já usados para outras doenças têm atividade in vitro contra o SARS-CoV-2, agente etiológico da Covid-19. As conclusões dos estudos internacionais, multicêntricos e randomizados ora em curso, com previsão de divulgação para algumas semanas, são as únicas garantias de oferta de tratamentos seguros e eficazes a pacientes com COVID-19. Qualquer tentativa de substituir os resultados dessas pesquisas por análises de estudos observacionais é uma falsa solução, que pode acarretar elevados riscos, incluindo morte, aos pacientes, por efeitos colaterais conhecidos e previsíveis. Em uma situação de emergência global de saúde pública, como a Pandemia causada pelo SARS-CoV-2, cabe ao Poder Público garantir o bem-estar da população de forma responsável e embasada em conhecimento produzido pela ciência e não a submeter ao risco adicional de um tratamento sem garantias de segurança e eficácia sob a chancela de uma política nacional de saúde.
keywords: COVID-19
SARS-CoV-2
Infecções por Coronavirus
Betacoronavirus
Uso de Medicamentos
Cloroquina
Hidroxicloroquina
DeCS: Infecções por Coronavirus
Betacoronavirus
Uso de Medicamentos
Cloroquina
Hidroxicloroquina
Issue Date: 2020
Publisher: ENSP/Fiocruz
Citation: RAMOS FILHO, Celso Ferreira et al. Nota sobre o uso da cloroquina/hidroxicloroquina para o tratamento da COVID-19. Informe ENSP, Rio de Janeiro, 20 maio 2020. 5 p.
Copyright: open access
Appears in Collections:ENSP - Revistas/Boletins
INI - Revistas/Boletins
Presidência Fiocruz - CEE - Revistas/Boletins
IOC - Revistas/Boletins
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NotaUsoCloroquina.pdf150.75 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.