Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41451
Title: “A cura, a vacina ou o tratamento são para todos ou são para ninguém”, aponta Carlos Gadelha
Authors: Gadelha, Carlos Augusto Grabois
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Investir em saúde é uma forma de investir na economia também. Essa é uma das ideias principais defendidas pelo economista Carlos Grabois Gadelha, que é integrante do Comitê de Ciência e Tecnologia da Abrasco e pesquisador da Fiocruz . Enquanto muitos tentam colocar a ideia de que ou salvamos a saúde, ou salvamos a economia, o economista defende que desenvolver o complexo econômico e industrial da saúde ajudaria nas duas frentes a sociedade brasileira, tendo em vista que geraria emprego e renda, aumentando a qualidade de vida da população. Na entrevista, Gadelha lembra que o setor da saúde gera 15 milhões de empregos diretos e indiretos e garante 9% do Produto Interno Bruto (PIB). Além do debate econômico, o pesquisador ressalta a importância de retormar a ideia humanistas para construir o futuro: “Temos que retomar a construção de um futuro que una desenvolvimento econômico, social e ambiental”.
keywords: COVID-19
Infecções por Coronavirus
Investimentos em Saúde
Economia da Saúde
Coronavírus
DeCS: Infecções por Coronavirus
Investimentos em Saúde
Economia da Saúde
Issue Date: 2020
Publisher: ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva)
Citation: Gadelha, Carlos A. Grabois. “A cura, a vacina ou o tratamento são para todos ou são para ninguém”, aponta Carlos Gadelha. ABRASCO Especial Coronavírus, 26 maio 2020. Entrevista realizada por Pedro Martins. 2 p.
Copyright: open access
Appears in Collections:ENSP - Artigos publicados em Jornais
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VacinaTratamento.pdf232.13 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.