Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41456
Title: Nota Técnica. Covid-19 e vulnerabilidades: considerações sobre proteção social nas favelas
Authors: Fundação Oswaldo Cruz. Presidência
Collaborator: Périssé, André
Leandro, Bianca Borges
Batistella, Carlos Eduardo Colpo
Barcellos, Christovam de Castro
Santos, José Leonídio
Angelo, Jussara Rafael
Cunha, Marize
Dominguez, Marcos
Carrijo, Renata de Saldanha da Gama Gracie
Gondim, Roberta
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Ciências Biológicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Coordenação de Cooperação Social. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do ABC. Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Santo André, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Esta nota técnica tem os seguintes destaques: 1.Fornecer especial atenção às favelas por serem espaços historicamente vulnerabilizados, caracterizados alta densidade demográfica, habitações precárias, dificuldades de acesso viário e insuficiente oferta de serviços públicos essenciais, além de concentrar populações que já apresentam condições de saúde desfavoráveis; Destacar a necessidade de medidas de proteção social que possam reduzir os impactos da pandemia, referendando estratégias de sistematização de informações em saúde, ações comunicacionais, de atenção à saúde e de assistência social em conformidade com o contexto da pandemia; 3. Elencar elementos críticos com vistas a prevenção, controle e tratamento da Covid-19, a partir de um efetivo sistema de proteção social: direcionamento financeiro compatível com as necessidades; estreitamento de parcerias entre os setores governamentais e não governamentais, e reforço da mobilização social de base local.
keywords: COVID-19
Infecções por Coronavirus
Favelas
Vulnerabilidade em Saúde
Vulnerabilidade Social
Comunicação em Saúde
Nota técnica
Documentos institucionais
Issue Date: 2020
Publisher: Fiocruz
Citation: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Presidência. Nota Técnica. Covid-19 e vulnerabilidades: considerações sobre proteção social nas favelas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2020. 6 p.
Description: Observatório COVID-19: Informação para a ação.
Copyright: open access
Appears in Collections:EPSJV - Manuais e Procedimentos Técnicos
ICICT - Manuais e Procedimentos Técnicos
Presidência Fiocruz - CCSP - Manuais e Procedimentos Técnicos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Covid-19Vulnerabilidades.pdf291.53 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.