Author | Sousa, Maria Sharmila Alina de | |
Author | Wainwright, Megan | |
Author | Soares, Cassia Baldini | |
Access date | 2020-06-12T14:23:54Z | |
Available date | 2020-06-12T14:23:54Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | SOUSA, Maria Sharmila Alina de; WAINWRIGHT, Megan; SOARES, Cassia Baldini. Sínteses de evidências qualitativas: guia introdutório. Bis, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 7-22, dez. 2019. | pt_BR |
ISSN | 1518-1812 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41629 | |
Abstract in Portuguese | Sínteses de evidências qualitativas (SEQs) têm sido crescentemente utilizadas na área da saúde e novos métodos têm proliferado. O aumento da demanda por SEQs é impulsionado principalmente pelo reconhecimento de que evidências sobre efetividade não são suficientes para melhorar a saúde, sendo preciso agregar evidências sobre as percepções dos envolvidos, além da viabilidade e componentes contextuais que obstaculizam ou favorecem implementação e equidade – categorias melhor exploradas por metodologias qualitativas. Este artigo introdutório fornece um panorama sobre o tema, servindo também como um roteiro para as metodologias de SEQs. Primeiramente, apresentamos elementos sobre pesquisa qualitativa primária, paradigmas, tipos de perguntas e metodologias adequadas para respondê-las. Em seguida, fornecemos informações sobre o que são SEQs, os tipos de perguntas que elas ajudam a responder, em contextos de políticas e tomada de decisões em saúde, além de exemplos sobre seu uso em processos de desenvolvimento de diretrizes e para fins de avaliação de tecnologias em saúde. Por fim, disponibilizamos um guia sintético sobre onde encontrar orientações metodológicas para a condução de diferentes aspectos do processo de revisão, incluindo como formular uma pergunta, buscar na literatura, escolher um método de síntese, avaliar a confiança nos resultados de estudos primários e achados da revisão e relatar uma SEQ. | pt_BR |
Sponsorship | Fiotec / Ministério da Saúde | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Instituto de Saúde (SP) | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
MeSH | Public Policy | pt_BR |
MeSH | Qualitative Research | pt_BR |
MeSH | Systematic Review | pt_BR |
Subject in Portuguese | Evidências qualitativas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Síntese de evidências qualitativas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Revisão sistemática de estudos qualitativos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Metodologias qualitativas | pt_BR |
Title | Sínteses de evidências qualitativas: guia introdutório | pt_BR |
Alternative title | Qualitative evidence synthesis: an introductory guide | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
Abstract | Qualitative evidence syntheses (QES) are increasingly used in the health area and new methods are proliferating. The increase in demand for QES is driven in large part by a recognition that evidence on effectiveness is not enough to improve health, we need also evidence on stakeholders’ perceptions, acceptability, feasibility, implementation factors, and equity – topics well suited for exploration through qualitative research methods. This introductory paper acts as an overview, serving also as a roadmap to QES methodologies. First, we give an overview of what primary qualitative research is – its paradigm, the kinds of questions it asks, and the kinds of methods and approaches it uses to answer them. Secondly, we provide some background on what a qualitative evidence synthesis is, what kinds of questions it helps answer in health policy and decision-making contexts, and some examples of how it is increasingly used in guideline development and health technology assessment processes. Lastly, we provide readers with a roadmap of where to find methodological guidance on carryingout different aspects of the review process including formulating a question, searching, choosing a synthesis method, assessing confidence in primary study results and review findings, and reporting a QES. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Universidade de Durham. Departamento de Antropologia. Durham, Reino Unido / Cochrane. GRADE-CERQual Project Group. Coordenação. Oxford, Reino Unido. | pt_BR |
Affilliation | Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências: Centro de Excelência do Instituto Joanna Briggs. São Paulo, SP, Brasil. | pt_BR |
Subject | Qualitative evidence | pt_BR |
Subject | Qualitative evidence synthesis | pt_BR |
Subject | Systematic reviews of qualitative studies | pt_BR |
Subject | Qualitative methodologies | pt_BR |
DeCS | Política Informada por Evidências | pt_BR |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | pt_BR |
DeCS | Políticas Públicas de Saúde | pt_BR |
DeCS | Revisão Sistemática | pt_BR |