Author | Browning-Aiken, Anne | |
Author | Silva, Márcio Claudio Cardoso da | |
Author | Fernandes Neto, José Antonio Silvestre | |
Author | Silva, Daniel da | |
Access date | 2020-06-16T22:16:31Z | |
Available date | 2020-06-16T22:16:31Z | |
Document date | 2014 | |
Citation | BROWNING-AIKEN, Anne et al. Assessing the role of socio-ecological learning in participatory governance: building resilience in six Brazilian river basin committees. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 30, p. 59-71, jul. 2014. | pt_BR |
ISSN | 1518-952X | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41681 | |
Abstract in Portuguese | O Brasil tem incorporado o processo de aprendizagem socioecológica na gestão participativa dos conselhos
de bacias hidrográficas por meio de suas “leis-irmãs” sobre a água e o meio ambiente. GTHIDRO, ou Grupo
Transdisciplinar de Pesquisas em Governança da Água e do Território/Tecnologias Sociais para a Gestão
da Água (TSGA), um grupo transdisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina,
abordou essas leis e desenvolveu novas interpretações de aprendizagem socioecológica. Eles incorporaram
um componente ético e um programa dinâmico e complexo dos “ciclos de aprendizagem” participativos que
trouxeram as comissões e as comunidades a um entendimento comum sobre os processos socioecológicos, as
leis e o potencial para a ação coletiva. Usando a teoria da resiliência como uma estrutura para a compreensão
de como manter e melhorar a capacidade de adaptação (Folke et al., 2002), este artigo analisa os processos de
aprendizagem socioecológica, incluindo grupos focais, a dinâmica física que mistura o conceitual com o físico, a
visão de futuro, o mapeamento socioecológico, o planejamento de projetos e celebrações comunitárias por meio
de entrevistas, notas de reuniões e documentos escritos dos seis estudos de caso. O potencial de aprendizagem
socioecológica como ferramenta para a construção da capacidade dos comitês de bacias (Turvo, Ermo, Nova
Veneza, Orleans e Braço do Norte, na parte sul do Estado, Urubici, na região montanhosa, e Concórdia, no
centro-leste) para planejar e implementar projetos está fundamentado como uma ferramenta importante para a
construção da resiliência dos sistemas combinados. Os estudos de caso indicam que a sua maior conquista é o
Modelo de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável, intitulado PEDS, que esquematiza
a forma de melhorar a capacidade do núcleo do grupo de gestão para planejar e implementar projetos de sua
própria concepção, o uso de estratégias que se aprenderam e as redes que se estabeleceram em sua bacia hidrográfica
e em seu Estado. Enquanto o potencial de conflito sobre a água e energia entre os diversos setores
econômicos é forte no Brasil e em outros lugares, com o modelo GTHIDRO o potencial para a colaboração
em questões de recursos torna-se ainda mais forte. | pt_BR |
Language | eng | pt_BR |
Publisher | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
MeSH | Social Learning | pt_BR |
MeSH | Sustainable Development | pt_BR |
Subject in Portuguese | Aprendizagem social | pt_BR |
Subject in Portuguese | Sistema socioecológico | pt_BR |
Subject in Portuguese | Governança participativa | pt_BR |
Title | Assessing the role of socio-ecological learning in participatory governance: building resilience in six Brazilian river basin committees | pt_BR |
Alternative title | Avaliando o papel da aprendizagem socioecológica em governança participativa: construindo resiliência em seis comitês de bacias hidrográficas brasileiras | pt_BR |
Type | Article | |
DOI | 10.5380/dma.v30i0.33988 | |
Abstract | Brazil has embedded the socio-ecological learning process in the participatory management of river basin
councils through its “sister laws” on water and the environment. GTHIDRO or, Grupo Transdisciplinar de
Pesquisas em Governança da Água e do Território/Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA), a
transdisciplinary group of researchers at the Federal University of Santa Catarina, took these laws and developed
new interpretations of socio-ecological learning. They incorporated an ethical component and a dynamic and
complex program of participatory “cycles of learning” that brought committees and communities to a common
understanding of socio-ecological processes, laws, and potential for collective action. Using resilience
theory as a framework for understanding how to sustain and enhance adaptive capacity (Folke et al., 2002),
this paper analyzes the processes of socio-ecological learning, including focus groups, physical dynamics that
blend the conceptual with the physical, visioning, socio-ecological mapping, project planning and community
celebrations through interviews, meeting notes, and written documents of the six case studies. The potential for
socio-ecological learning as a tool for building the capacity of basin committees (Turvo, Ermo, Nova Veneza,
Orleans e Braço do Norte in the southern part of the state, Urubici in the mountainous region, and Concordia
in the middle eastern part) to plan and implement projects is substantiated as an important tool for building the
resilience of the combined systems. The case studies indicate that their greatest achievement is the Strategic
Planning Model for Sustainable Development, entitled PEDS, which diagrams how to improve the management
core group’s capacity to plan and implement projects of their own design, using strategies they have learned
and networks they have established in their watershed and state. While the potential for conflict over water and energy between the various economic sectors is strong in Brazil and elsewhere, with the GTHIDRO model the
potential for collaboration on resource issues becomes even stronger. | pt_BR |
Affilliation | University of Arizona. Udall Center for Studies in Public Policy. Water Policy and Governance. Tucson, AZ, United States. | pt_BR |
Affilliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Florianópolis, SC, Brasil. | pt_BR |
Subject | Social learning | pt_BR |
Subject | Socio-ecological system | pt_BR |
Subject | Participatory governance | pt_BR |
DeCS | Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
DeCS | Aprendizado Social | pt_BR |
DeCS | Governança | pt_BR |
DeCS | Participação da Comunidade | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes | |