Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41911
VÉRTICE DO IMPENSÁVEL: UM ESTUDO DE NARRATIVAS EM SÍNDROME DE DOWN
Ana Cristina Bohrer Gilbert é psicoterapeuta e pesquisadora. Pós-Doutorado em Estudos Culturais no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com projeto sobre Festivais de Cinema sobre Deficiência. Pesquisadora colaboradora no grupo de pesquisa Centro de Genética Médica José Carlos Cabral de Almeida no Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz. Possui Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz; Bacharelado e Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Santa Úrsula (1987). Interesses de pesquisa: estudos sobre saúde, mídia e cultura, estudos sobre ciência, complexo cultural (a partir de uma perspectiva da Psicologia Analítica de Carl G. Jung), festivais de cinema sobre deficiência, narrativas, imagens, corpo e deficiência, etnografia, análise semiótica, síndrome de Down, identidade genética, tecnologias do self.
Gilbert, Ana Cristina Bohrer | Date Issued:
2012
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Uma história das histórias sobre pessoas com síndrome de Down, produzida com rigor científico e metodológico, mas escrita com a clareza e a sensibilidade que o tema exige: esta obra identifica imagens e significados culturalmente produzidos que revelam como, com base no discurso biomédico, a sociedade se relaciona com pessoas que trazem as marcas da síndrome de Down, conforme o que é convencionado como ‘normal’ e ‘patológico’, como ‘igual’ ou ‘mesmo’ e ‘diferente’ ou ‘outro’. Discute, ainda, como uma condição geneticamente determinada – trissomia do cromossomo 21 – torna-se fator estruturante de identidade. A pesquisa que originou o livro analisou uma grande variedade de produções culturais sobre a síndrome de Down voltadas para o público em geral, incluindo narrativas de grande evidência e repercussão na mídia, como a campanha que lançou o slogan “ser diferente é normal” e o premiado documentário Do Luto à Luta, do diretor Evaldo Mocarzel; centenas de livros e blogs produzidos por pais de pessoas com síndrome de Down, no Brasil e no exterior; e mais de 150 reportagens jornalísticas publicadas em jornal e revista.
Publisher
Editora Fiocruz
Citation
GILBERT, Ana Cristina Bohrer. Vértice do impensável: um estudo de narrativas em síndrome de Down. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2012. 169 p. Inclui E-book.DOI
10.7476/9788575415726ISBN
978-85-7541-299-2Notes
eISBN: 978-85-7541-572-6Ana Cristina Bohrer Gilbert é psicoterapeuta e pesquisadora. Pós-Doutorado em Estudos Culturais no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com projeto sobre Festivais de Cinema sobre Deficiência. Pesquisadora colaboradora no grupo de pesquisa Centro de Genética Médica José Carlos Cabral de Almeida no Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz. Possui Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz; Bacharelado e Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Santa Úrsula (1987). Interesses de pesquisa: estudos sobre saúde, mídia e cultura, estudos sobre ciência, complexo cultural (a partir de uma perspectiva da Psicologia Analítica de Carl G. Jung), festivais de cinema sobre deficiência, narrativas, imagens, corpo e deficiência, etnografia, análise semiótica, síndrome de Down, identidade genética, tecnologias do self.
Share