Author | Muline, Leonardo Salvalaio | |
Author | Sousa, Isabela Cabral Félix de | |
Access date | 2020-07-03T17:05:27Z | |
Available date | 2020-07-03T17:05:27Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | MULINE, Leonardo Salvalaio; SOUSA, Isabela Cabral Félix de. Práticas pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais da educação fundamental no contexto de uma escola municipal de Vitória/ES. Horizontes - Revista de Educação, Dourados (MS), v. 8, n. 15, p. 161-182, jan./jun. 2020. | pt_BR |
ISSN | 2318-1540 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42061 | |
Abstract in Portuguese | Oferecer aos alunos uma educação científica de qualidade é ponto chave para o desenvolvimento científico e tecnológico de uma nação e para formar alunos com capacidade de realização de uma leitura mais crítica acerca do meio que vivem, facilitando a tomada de decisões da vida cotidiana. O objetivo geral do nosso trabalho investiga relatos sobre as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. É um trabalho de natureza qualitativa com observações e entrevistas semiestruturadas conduzidas com professores da escola municipal selecionada em Vitória, Espírito Santo. A metodologia foi construída a partir das seguintes etapas: fase exploratória; coleta de dados e análise de conteúdo temática proposta por Laurence Bardin. Identificamos dificuldades no que tange à formação inicial e continuada no Ensino de Ciências entre os professores da escola de ensino fundamental. Identificamos também que as práticas pedagógicas relatadas estão mais frequentemente apresentadas de forma fragmentada sem relação com o contexto social e com outras disciplinas. Os relatos ainda indicam o ensino por investigação está pouco presente na escola analisada. Portanto é mais que urgente promover ações afirmativas de formação continuada para o educador na área científica, planejadas e atreladas às práxis cotidianas dos estudantes. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Educação | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino de Ciências | pt_BR |
Subject in Portuguese | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
Subject in Portuguese | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
Title | Práticas pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais da educação fundamental no contexto de uma escola municipal de Vitória/ES | pt_BR |
Alternative title | Pedagogical practices in science teaching in the early years of fundamental education in the context of a municipal school of Vitória/ES | en |
Type | Article | pt_BR |
DOI | 10.30612/hre.v8i15.12286 | pt_BR |
Abstract | Providing students with a quality science education is a key point for a nation's scientific and technological development in order to training students with the ability to read more critically about their surroundings, facilitating decision-making in everyday life. The general aim of our work investigates about the pedagogical practices of the early years of a selected public elementary municipal school in Vitória (Espírito Santo). It is work of a qualitative nature with observations and semi-structured interviews. The methodology was built from the following steps: exploratory phase, data collection and thematic content analysis proposed by Laurence Bardin. We identified difficulties with regard to initial and continuing education in Science Education among teachers of elementary school. We also identified that the pedagogical practices reported are most often presented in a fragmented way, without establishing relationships with the social context and other disciplines. The reports still indicate that teaching by investigation is little present in the school analyzed. Thus, it is urgent to promote affirmative actions of continuing education for the educator in the scientific area, planned and linked to the daily praxis of students. | en |
Affilliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Macaé, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Science teaching | pt_BR |
Subject | Pedagogical practices | pt_BR |
Subject | Early years of elementary school | pt_BR |
Subject | Common National Curriculum Base | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
DeCS | Ciência / educação | pt_BR |
DeCS | Ensino | pt_BR |
e-ISSN | 2318-1540 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |