Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42339
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
QUALIDADE DA INFORMAÇÃO ASSISTENCIAL: O PAPEL ESTRATÉGICO DO SETOR DE FATURAMENTO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR NO INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DA MULHER DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FERNANDES FIGUEIRA
Tomada de decisão
Instituição hospitalar
Sistema Único de Saúde
Tomada de Decisões
Instalações de Saúde
Hospitais
Sistema Único de Saúde
Pinto, Renato dos Santos Abade | Date Issued:
2019
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A ausência ou a má qualidade da informação assistencial, dos prontuários oriundos da internação também impactam no processo de faturamento impossibilitando demonstrar a produção e a identificação do perfil patológico dos pacientes/usuários e a complexidade da instituição no que se refere aos insumos utilizados e procedimentos realizados mal registrados. O objetivo deste trabalho foi demonstrar que através da qualidade da informação assistencial no prontuário de pacientes, é possível auxiliar nas decisões estratégicas de gestão da Unidade. Foi avaliado o processo de registro da informação assistencial no prontuário de pacientes de internação hospitalar do Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira para identificação das falhas e proposição de divulgação da importância da informação assistencial para conscientizar todos os profissionais de saúde.
Keywords in Portuguese
Sistema de informaçãoTomada de decisão
Instituição hospitalar
Sistema Único de Saúde
DeCS
Sistemas de InformaçãoTomada de Decisões
Instalações de Saúde
Hospitais
Sistema Único de Saúde
Share