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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42943
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA FREIREANA EM UMA FAVELA DO RIO DE JANEIRO
Rodrigues, Igor Lôbo Siqueira | Date Issued:
2019
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Casa da Ciência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esse trabalho se constrói a partir de uma constatação, segundo a pesquisa do OMCC&T de 2015 (Costa et al, 2017): museus e centros de ciência e tecnologia não alcançam suficientemente as populações preta e pobre. Em vista dessa constatação, veio a pergunta: como chegar a essas pessoas? Não pretendendo responder a essa pergunta com um apanhado de possibilidades e estratégias, focamos na elaboração de uma metodologia de construção de uma feira de ciências, ou atividade semelhante, em uma favela a partir do referencial freireano. Para tanto, apresentamos um pequeno histórico da educação em ciências, seguido de uma defesa da educação em uma perspectiva integral, trazendo perspectivas e modelos de divulgação e popularização das ciências. Também apresentamos o pensamento pedagógico freireano, como uma referência para a construção da feira de ciências na favela, traçando um diálogo com esse pensamento e os modelos de divulgação e popularização das ciências e, por fim, apresentamos relatos de uma experiência em andamento.
Abstract
This work is built from an acknowledgment, according to the OMCC&T research of 2015 (Costa et al, 2017): science and technology museums and centers do not reach enough the black and poor populations. From this acknowledgmente, came the quetion: how can we reach these people? Without intending to answer this question with an amount of possibilities and strategies, we focused on the elaboration of a methodology of constructing a science fair, or similar activity, within a favela, using Paulo Freire as a reference. For that, we present a brief history of science education, followed by a defense of the integral education, bringing perspectives and models of science dissemination and popularization. We also present the pedagogical thinking of Paulo Freire, as a reference for the construction of the favela science fair, drawing a dialogue between this thinking and the models of science dissemination and popularization, and, finally, we present some accounts of an ongoing experience.
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