Author | Chagas, Mário de Souza | |
Author | Studart, Denise Coelho | |
Author | Vieira, Ana Carolina Maciel | |
Author | Faria, Ana Carolina Gelmini de | |
Author | Amaral, Ana Luiza | |
Author | Costa, Paula Nunes | |
Author | Soares, Newton Fabiano | |
Access date | 2020-09-09T19:21:05Z | |
Available date | 2020-09-09T19:21:05Z | |
Document date | 2010 | |
Citation | CHAGAS, Mário de Souza et al. Museus e público jovem: percepções e receptividades. Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 49-66, jan./jun. 2010. | pt_BR |
ISSN | 1984-3917 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43281 | |
Abstract in Portuguese | Conhecer as percepções do público sobre os museus é um importante passo para compreender quais são seus imaginários sociais. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quali-quantitativa com base na análise de desenhos produzidos por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, faixa etária de 10 a 18 anos, de quatro escolas do município do Rio de Janeiro (três públicas e uma particular), completando uma das vertentes do projeto “Imagens dos Museus”. A análise de imagens pode ser considerada uma importante ferramenta de investigação, capaz de mostrar as visões e as percepções dos jovens que, muitas vezes, expressam-se através de desenhos como meio de demonstrar de forma natural seus pensamentos, sua maneira de ver o mundo e suas emoções (percepções particulares do seu mundo interior e exterior). Um formulário com duas perguntas: “Como você vê o Museu?” e “Você já foi ao museu?”, além de espaço para registro de dados como: nome, escola, idade, sexo e bairro residencial, constituiu a base técnica da investigação. Dos 222 formulários aplicados, 109 estudantes expressaram suas visões sobre os museus por meio de desenhos. A partir da análise das imagens, 07 (sete) categorias e 14 (quatorze) subcategorias foram criadas. A pesquisa indica que os adolescentes além de perceberem os museus de modo variado, valorizam e vêem os processos museais de forma bastante positiva. Essa constatação estimula a construção da hipótese de que está em curso um deslocamento, uma mudança do lugar do museu no imaginário social. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Museus | pt_BR |
Subject in Portuguese | Estudos de Públicos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Público Escolar | pt_BR |
Subject in Portuguese | Desenhos | pt_BR |
Subject in Portuguese | Imaginário Social | pt_BR |
Title | Museus e público jovem: percepções e receptividades | pt_BR |
Alternative title | Museums and Teenage audience: perceptions and receptivity | pt_BR |
Type | Article | |
Affilliation | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Departamento de Estudos e Processos Museológicos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Brasileiro de Museus. Departamento de Processos Museais. Brasília, DF, Brasil. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Affilliation | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Affilliation | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Affilliation | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Affilliation | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Affilliation | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
DeCS | Museus | pt_BR |
DeCS | Criança | pt_BR |
DeCS | Adolescente | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
DeCS | Desenho | pt_BR |
DeCS | Percepção | pt_BR |