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- COC - Artigos de Periódicos [1234]
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MUSEUS E PÚBLICO JOVEM: PERCEPÇÕES E RECEPTIVIDADES
Alternative title
Museums and Teenage audience: perceptions and receptivityAuthor
Affilliation
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Departamento de Estudos e Processos Museológicos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Brasileiro de Museus. Departamento de Processos Museais. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Humanas e Sociais. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Conhecer as percepções do público sobre os museus é um importante passo para compreender quais são seus imaginários sociais. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quali-quantitativa com base na análise de desenhos produzidos por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, faixa etária de 10 a 18 anos, de quatro escolas do município do Rio de Janeiro (três públicas e uma particular), completando uma das vertentes do projeto “Imagens dos Museus”. A análise de imagens pode ser considerada uma importante ferramenta de investigação, capaz de mostrar as visões e as percepções dos jovens que, muitas vezes, expressam-se através de desenhos como meio de demonstrar de forma natural seus pensamentos, sua maneira de ver o mundo e suas emoções (percepções particulares do seu mundo interior e exterior). Um formulário com duas perguntas: “Como você vê o Museu?” e “Você já foi ao museu?”, além de espaço para registro de dados como: nome, escola, idade, sexo e bairro residencial, constituiu a base técnica da investigação. Dos 222 formulários aplicados, 109 estudantes expressaram suas visões sobre os museus por meio de desenhos. A partir da análise das imagens, 07 (sete) categorias e 14 (quatorze) subcategorias foram criadas. A pesquisa indica que os adolescentes além de perceberem os museus de modo variado, valorizam e vêem os processos museais de forma bastante positiva. Essa constatação estimula a construção da hipótese de que está em curso um deslocamento, uma mudança do lugar do museu no imaginário social.
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