Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43683
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- ENSP - Artigos de Periódicos [2412]
Metadata
Show full item record
UMA VACINA PARA A HUMANIDADE: DA EXPECTIVA À REALIDADE, OS ESFORÇOS PARA SE CHEGAR A UMA VACINA CONTRA COVID-19 ACESSÍVEL À POPULAÇÃO
Infecções por Coronavirus
Pandemias
Vacinas
Equidade no Acesso aos Serviços de Saúde
Stevanim, Luiz Felipe | Date Issued:
2020
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Programa RADIS de Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A ciência não dá saltos. Essa frase, usada originalmente para se referir aos processos evolutivos na natureza, também é útil para explicar o longo caminho do desenvolvimento de uma vacina. Desde o início da pandemia, a descoberta de um produto eficaz e seguro para prevenir infecções pelo novo coronavírus tem sido aguardada como uma esperança capaz de deter o avanço da doença que já matou mais de 800 mil pessoas no mundo, cerca de 120 mil delas somente no Brasil, até o fim de agosto. No entanto, a torcida para que cientistas de todo o mundo encontrem, em tempo recorde, uma vacina contra a covid-19 não pode esquecer que a ciência tem etapas a cumprir. Dos primeiros testes em laboratório até o produto chegar às mais de 36 mil salas de imunização existentes no SUS, por exemplo, é preciso tempo, investimento e esforço humano — e ainda garantir que a vacina seja ofertada como um bem público à toda a população.
Keywords in Portuguese
COVID-19Infecções por Coronavirus
Pandemias
Vacinas
Equidade no Acesso aos Serviços de Saúde
Share