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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4396
O SUICÍDIO TICUNA NA REGIÄO DO ALTO SOLIMÕES-AM
Erthal, Regina Maria de Carvalho | Date Issued:
1998
Alternative title
The Ticuna suicide in the Alto Solimões-AM regionCo-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo deste trabalho é buscar um entendimento do suicídio entre os índios Ticuna do Alto Solimões (AM), objeto de difícil aproximação, que aponta para a necessidade de uma abordagem interdisciplinar.
Realiza-se uma avaliação crítica da utilização do conceito de anomia para a análise do suicídio indígena, na medida em que este não permite explicitar as relações de desigualdade na qual estão encravadas as supostas “inadaptações” das populações indígenas. A proposta encaminhada é de se trabalhar com um modelo que permita a percepção dos indivíduos como “atores” em cada “situação histórica”, capazes de produzir mudanças na alocação de recursos e criação de novos arranjos políticos.
A etnografia realizada preocupa-se em captar as vinculações entre os eventos de suicídio e violência desta última década, com a exacerbação dos confrontos entre diferentes grupos faccionais que atualizam, em outro contexto histórico, os mecanismos de resolução de conflitos próprios das antigas malocas. Na base desses confrontos está o abandono a
que esta população tem sido submetida pelos órgãos responsáveis pela definição e implementação das políticas públicas para as populações indígenas, com especial destaque para a falência do modelo de assistência à saúde proposto para a área do Alto Solimões.
Abstract
The objective of this work is to understand suicide among the Ticuna indians of Alto Solimões (AM). The very nature of the object requires an interdisciplinary approach.
A critical evaluation of the concept of anomie is made in order to analyse indian’s suicide, since the concept alone is not sufficient to elicit the inequality relations where the alleged “inadaptations” of indian populations are embeded. The model proposed here considers individuals as “actors” in each “historical situation”; as such, they are able to promote change in allocating resources and in creating new political arrangements.
The etnography is concerned with capturing the links of suicide events and the violence of the last decade, in the process of confrontation between different faction groups that bring to present, in another historical context, the mechanisms of conflict resolution characteristic of ancient malocas. In the very base of such confrontations lies the abandonment inflicted to this population by the government agencies in charge of developing and implementing public policies for the indian population, especially the
bankruptcy of the health assistance model proposed for the area of Alto Solimões.
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