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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4439
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
11 Cidades e comunidades sustentáveisCollections
Metadata
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AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DOS ATORES
Planos e Programas de Saúde
Saúde do Adolescente
Participação da Comunidade
Bursztyn, Ivani | Date Issued:
2004
Alternative title
Participative evaluation: a construction from the actorsAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo teve por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia
participativa para a avaliação do Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente (PROSAD). Para tanto foi realizado um inventário crítico de metodologias e ferramentas participativas de planejamento, estabelecendo seus conceitos e princípios essenciais; uma análise do programa de saúde do adolescente, identificando suas características programáticas, dificuldades e desafios; elaboração e aplicação do modelo
para avaliar o PROSAD. Entre as metodologias inventariadas destacaram-se o método formalizado de previsão de cenário desenvolvido por Godet e outros autores, a Logical Framework desenvolvida pela Organização das Nações Unidas, o ZOPP, desenvolvido pelo Sociedade Alemã de Cooperação Técnica (GTZ), Project Cycle Management
desenvolvido pela União Européia, e Rapid Assessment Procedures que pode ser considerado como uma abordagem para desenvolvimento de técnicas de diagnóstico e intervenção mesclando as métodos e técnicas fundadas em campos diferentes do conhecimento (demografia, epidemiologia, ciências sociais, antropologia, etc). O modelo criado para o PROSAD compõe-se de 4 passos, envolvendo a constituição da
matriz de análise, a oficina de auto-avaliação, síntese dos resultados, pontuação e respectiva representação gráfica. A matriz envolve os eixos: A)implantação das ações do programa, B)equipe interdisciplinar de saúde, C)estratégias de organização da assisntência, D)parcerias, E)participação dos adolescentes. Cada eixo articula um conjunto de critérios a partir dos quais a equipe reunida discute, identifica suas limitações/possibilidades e atribui-se uma nota de 1-5. A aplicação do modelo proposto
em diferentes Unidades Básicas de Saúde demonstrou que este promove a prática participativa na gestão dos programas de saúde, através do emprego de técnicas que possibilitam realizar a oficina em um tempo médio de 70 minutos, produzindo resultados reconhecidos e de fácil apropriação pela equipe local.
Abstract
This study aimed the development of a participatory methodology to evaluate the Adolescent Comprehensive Healthcare Program. (PROSAD) A critical inventory of available participatory planning methodologies and tools was carried out, setting its essential concepts and principles; an analysis of the Adolescent Comprehensive Healthcare Program identified its programmatic characteristics, as well as difficulties and challenges; a model was elaborated and tested to evaluate PROSAD. Among the
methodologies investigated attention is called uppon Godet’s formalized method of scenario, the Logical Framework proposed by the United Nations Organization, the ZOPP proposed by the German Society for Cooperation (GTZ), the Project Cycle Management proposed by the European Union and the Rapid Assessment Procedures which can be considered an approach to implement tools for diagnose and intervention mixing techniques from different fields of knowledge (demography, epidemiology,
social sciences, anthropology, etc). The model elaborated to evaluate PROSAD is made up of 4 steps, involving the construction of an analysis matrix, a workshop with the local team for self evaluation, putting together the results, punctuation and the corresponding graphic representation. The matrix involves five axis: A) implementation of the program actions, B) interdisciplinary team, C) strategies for healthcare organization, D) partnership and E) participation. Each axis articulates a set of criteria
which provide the team elements for identifying possibilities and limitations as well as giving notes to their performance ranging from 1 to 5. Applying the proposed model in different Units of Basic Care provided evidence that it promotes participatory management in health programs by employing simple techniques which enables a workshop to be carried out in a mean time of 70 minutes, providing results that are easily recognized and appropriated by the local team.
DeCS
Planejamento ParticipativoPlanos e Programas de Saúde
Saúde do Adolescente
Participação da Comunidade
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