Author | Lemos, Ana Silvia Pavani | |
Author | Guizardi, Francini Lube | |
Author | Machado, Felipe Rangel de Souza | |
Author | Passeri, Leonardo | |
Access date | 2020-12-10T12:00:49Z | |
Available date | 2020-12-10T12:00:49Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | LEMOS, Ana Silvia Pavani. Educação no (e para) o trabalho: potencialidades e desafios para o exercício da função apoio na gestão federal da atenção básica em saúde. In: CONGRESSO INTERNACIONAL REDE UNIDA, 13., 2018. Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Rede Unida, 2018. 2 p. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44774 | |
Description | Ana Silvia Pavani Lemos - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. / Francini Lube Guizardi - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. / Felipe Rangel de Souza Machado - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autores vinculados à Fiocruz, mas não consta à informação no documento. | pt_BR |
Abstract in Portuguese | Apresentação: O presente trabalho, que integra a pesquisa “Apoio institucional na Atenção Básica em Saúde: Estudo sobre democratização e gestão pública”, buscou analisar os processos de educação e aprendizagem no (e para) o trabalho e suas potencialidades e desafios para o exercício da função apoio na gestão federal da Atenção Básica em Saúde. Desenvolvimento: Estudo qualitativo, realizado com 21 apoiadores institucionais (centralizados e descentralizados) e dois dirigentes do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Os dados foram coletados entre 2015 e 2017, obtidos por meio da estratégia de triangulação, que incluiu estudo documental, entrevista em profundidade e grupo focal. As entrevistas foram analisadas e categorizadas com auxílio do software Atlas.Ti e com utilização da técnica de Análise de Conteúdo, sob o referencial teórico da Ergologia e Educação Permanente em Saúde. Resultados: O tema da educação apareceu nos relatos sobre as reuniões de colegiado; nos diálogos com especialistas no tema do apoio; cursos e eventos; na troca de saberes e experiências entre os apoiadores no cotidiano de trabalho; e no próprio processo de trabalho do apoio institucional como disparador de processos de educação permanente na equipe e nos territórios apoiados. Considerações: Os processos educativos identificados revelaram-se como potenciais estratégias de qualificação do processo de trabalho dos apoiadores, internamente e nos territórios apoiados. Como desafio, verificou-se a necessidade de maior diálogo dos referenciais teóricos do apoio com os saberes da experiência, considerando-se as singularidades intrínsecas e extrínsecas como condição essencial e basilar para a construção do saber-fazer da função apoio na gestão federal. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Rede UNIDA | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação permanente | pt_BR |
Subject in Portuguese | Qualificação profissional em saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Trabalho em saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Atenção básica | pt_BR |
Title | Educação no (e para) o trabalho: potencialidades e desafios para o exercício da função apoio na gestão federal da atenção básica em saúde | pt_BR |
Type | Papers presented at events | pt_BR |
Affilliation | Sem afiliação. | pt_BR |
Affilliation | Sem afiliação. | pt_BR |
Affilliation | Sem afiliação. | pt_BR |
Affilliation | Sem afiliação. | pt_BR |
DeCS | Educação Continuada | pt_BR |
DeCS | Credenciamento | pt_BR |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 01 Erradicação da pobreza | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades | |