Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45024
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
A MASCULINIDADE TÓXICA NO DISCURSO DA SAÚDE PÚBLICA: ESTRATÉGIAS DE CONVOCAÇÃO DOS HOMENS EM CAMPANHAS DO SUS
Masculinidad tóxica en el discurso de la salud pública: estrategias de convocatoria de los hombres en campañas elaboradas por el SUS
Victoria Sayuri Freire dos Santos Kudeken da Escola Superior de Propaganda e Marketing, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Comunicação, Saúde e Crises Globais v. 14 n.4 (2020)
Alternative title
Toxic masculinity in the public health discourse: strategies for exhorting men in campaigns carried out by SUSMasculinidad tóxica en el discurso de la salud pública: estrategias de convocatoria de los hombres en campañas elaboradas por el SUS
Affilliation
Escola Superior de Propaganda e Marketing. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo. São Paulo, SP, Brasil.
Escola Superior de Propaganda e Marketing. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo. São Paulo, SP, Brasil.
Escola Superior de Propaganda e Marketing. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo. São Paulo, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Posto que há um imbricamento entre os discursos públicos de saúde que classificam patologias e os modos de subjetivação que se materializam em discursos de consumo, o objetivo do presente artigo é mapear discursos sobre masculinidade que se entrecruzam no discurso da saúde pública sobre masculinidade tóxica. A partir dos pressupostos metodológicos da análise crítica do discurso, analisaremos os discursos que apelam para os modos de subjetivação em duas campanhas do SUS sobre masculinidade tóxica para que possamos explorar as formas de convocação do público masculino nelas presentes. É possível observar, em tais campanhas, a contraposição narrativa entre uma masculinidade saudável e outra doente, o deslocamento da responsabilidade pela saúde das instituições sociais para o indivíduo e elementos de legitimação do discurso que reforçam a masculinidade hegemônica nas mesmas peças (no caso, vídeos) que visam questioná-la.
Abstract
Taking into account the overlap between the public health discourses classifying pathologies and the modes of subjectivation that are materialized in consumption discourses, the purpose of this article is to map discourses on masculinity that are intertwined in the public health discourse on toxic masculinity. Based on the methodological assumptions of the critical discourse analysis, we will analyze discourses that appeal to modes of subjectivation in two campaigns carried out by SUS against toxic masculinity so that we can explore the ways of exhorting male audience used by them. In these campaigns, it is possible to observe a narrative about healthy masculinity in contrast to a sick masculinity, the displacement of the responsibility for health from social institutions to an individual responsability, and elements to legitimate discourse reinforcing the hegemonic masculinity in the same videos that aim to question it.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Dado que existe una superposición entre los discursos de salud pública que clasifican las patologías y los modos de subjetivación que se materializan en los discursos de consumo, el objetivo de este artículo es mapear los discursos sobre la masculinidad que se entrelazan en el discurso de la salud pública sobre la masculinidad tóxica. Con base en los presupuestos metodológicos del análisis crítico del discurso, analizaremos los discursos que apelan a los modos de subjetivación en dos campañas elaboradas por el SUS sobre masculinidad tóxica para que podamos explorar las formas de convocatoria de la audiencia masculina presentes en ellas. Es posible observar, en tales campañas, la contraposición en cada narrativa entre una masculinidad sana y una masculinidad enferma, el desplazamiento de la responsabilidad de la salud de las instituciones sociales para el individuo y los elementos de legitimación del discurso que refuerzan la masculinidad hegemónica en lo mismo video que tiene el objetivo de cuestionar ese tipo de conducta.
Publisher
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
Citation
CASADEI, Eliza Bachega; KUDEKEN, Victoria Sayuri Freire dos Santos. A masculinidade tóxica no discurso da saúde pública: estratégias de convocação dos homens em campanhas do SUS. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 4, p. 912-925, out./dez. 2020.DOI
10.29397/reciis.v14i4.2094ISSN
1981-6278Notes
Eliza Bachega Casadei da Escola Superior de Propaganda e Marketing, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Comunicação, Saúde e Crises Globais v. 14 n.4 (2020)Victoria Sayuri Freire dos Santos Kudeken da Escola Superior de Propaganda e Marketing, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Comunicação, Saúde e Crises Globais v. 14 n.4 (2020)
Share