Advisor | Minayo Gomez, Carlos | |
Author | Lima, Silvana Mendes | |
Access date | 2012-09-05T18:24:07Z | |
Available date | 2012-09-05T18:24:07Z | |
Document date | 2002 | |
Citation | LIMA, Silvana Mendes. Modos de subjetivação na condição de aprendiz: uma análise de perspectivas educativas no âmbito do trabalho, da arte e da saúde. 2002. 169 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2002. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4516 | |
Abstract in Portuguese | Esta tese analisa os processos de produção de subjetividade engendrados nas ações educativas dirigidas a jovens pertencentes às zonas periféricas da cidade do Rio de Janeiro, tendo como campo de inspiração os trabalhos desenvolvidos por uma importante Organização Não-Governamental. Trata-se de uma experiência profissionalizante voltada à formação artístico-cultural que conjuga elementos advindos da música, do teatro e do circo.
Buscamos compreender, a partir da composição saúde, trabalho e arte, os diferentes sentidos expressos na condição de aprendiz, tomando por empréstimo a acepção grega de um aprendiz experimentador de si. Tal acepção lança o jovem para além das significações dominantes, tornando o aprendizado um leque de possibilidades a ser continuamente inventado.
Nesse percurso, damos visibilidade a uma experiência que enfrenta e cria alternativas aos embates vividos por uma juventude periférica frente aos modos de vida vigentes. Modos que tendem a se apropriar e a formatar, sobremaneira, o corpo e a condição de aprendiz. Esses embates e formatações, em nosso estudo, oscilam e materializam pólos, não excludentes, da Arte enquanto produto para o mercado e da Arte com processo de transformação dos modos de vida. Na ultrapassagem desses dilemas, encontramos uma multiplicidade de vínculos, variações e peculiaridades estabelecidas por jovens num trabalho que sofre a intercessão da arte: espaço de convivência, de profissionalização, de socialização, do exercício do lúdico, da expansão de habilidades artísticas, entre outros. Neste sentido, concluímos que a experiência tomada como um dispositivo de análise configura uma espécie de laboratório social de experimentações singulares que ao entrelaçarem saúde, trabalho e arte produzem práticas sociais inovadoras, tornando-se referência para outras ações governamentais ou não-governamentais que têm como foco
jovens aprendizes. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Aprendizagem | pt_BR |
Subject in Portuguese | Adolescência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Arte | pt_BR |
Subject in Portuguese | Trabalho | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Subjetividade | pt_BR |
Subject in Portuguese | Juventude | pt_BR |
Title | Modos de subjetivação na condição de aprendiz: uma análise de perspectivas educativas no âmbito do trabalho, da arte e da saúde | pt_BR |
Alternative title | Subjetivacao manners in apprentice's condition: an analysis of educational perspectives in the ambit of the work, of the art and health | en_US |
Type | Thesis | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | This paper analyzes the processes involving subjectivity production engendered in educational actions directed to youngsters from Rio de Janeiro peripheral areas. It has been inspired by works developed by an important NGO: a professional qualification experimental activity directed to artistic-cultural education including elements from the spheres of music, theater and circus. We were determined to understand the several
meanings expressed in the learners' condition from a perspective that composes health, work and art, having borrowed the Greek concept of self-experience learner. This notion sets youngsters beyond prevalent meanings and envisions learners as individuals full of possibilities that can be continuously invented. From such perspective, we were able to detect experiences that face and create alternatives to conflicts undergone by peripheral youth, confronted by prevailing ways of life that tend,
above all, to take hold of and format learners' bodies and conditions. According to our study, these conflicts and formats oscillate and make up non-excluding poles of Art, either as a market product or as a way-of-life transformation process. Having overcome those dilemmas, we came across a great number of connections, variations and peculiarities established by youngsters in a work liable to art intersections: space to share life experiences, professional growth, socializing, exercising playful
activities, artistic skills development and others. So, we have concluded that experience taken as an analysis devise is a valuable kind of
social laboratory of singular experiments, which, by matching health, work and art, produce innovating social practices and become reference to other governmental or nongovernmental actions focused on young learners. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Subjectivity | en_US |
Subject | Youth | en_US |
Subject | Educational actions | en_US |
Subject | Work | en_US |
Subject | Health | en_US |
DeCS | Aprendizagem | pt_BR |
DeCS | Adolescente | pt_BR |
DeCS | Arte | pt_BR |
DeCS | Trabalho | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |