Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4526
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar10 Redução das desigualdades
11 Cidades e comunidades sustentáveis
Collections
Metadata
Show full item record
A DINÂMICA DA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL EM CONSELHOS DE POLÍTICAS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE PIRAÍ
Conselhos de Saúde (SUS)
Participação Comunitária
Conselheiros
Andrade, Gabriela Rieveres Borges de | Date Issued:
2007
Alternative title
The dynamics of civil society participation in the councils of social policies in the city of PiraíAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa analisa a dinâmica da participação de conselheiros
representantes da sociedade civil em Conselhos de Políticas Sociais do município de Piraí, Estado do Rio de Janeiro, no período de agosto de 2005 a agosto de 2006. A principal fonte de informação são entrevistas realizadas com conselheiros representantes da sociedade civil nos Conselhos de Saúde, de Assistência Social e de Educação de Piraí. Entrevistas com os gestores dessas políticas no município, com informantes chaves e documentos (leis municipais, regimentos internos e atas) constituíram fontes complementares de informação. Os Conselhos Municipais são fóruns regulamentados por lei na década de 1990, onde representantes
da sociedade civil, dos setores público e privado e dos profissionais acompanham as políticas no município. Três temas são investigados no estudo: (1) os incentivos para a participação da sociedade civil gerados pelo formato institucional dos Conselhos – setoriais e criados de cima para baixo; (2) o modo se dá a interação entre (a) a comunidade e as organizações a que os representantes da sociedade civil são filiados e (b) entre essas
organizações e o poder público local interferem na participação e; (3) a contribuição da participação da sociedade civil nos Conselhos para (a) a gestão das políticas e (b) para o fortalecimento da sociedade civil. A pesquisa faz uso dos conceitos de autonomia da sociedade civil e de capital social para analisar os fatores que influem na participação da sociedade civil nos Conselhos, bem como as contribuições dessa participação para as políticas e para a sociedade civil. Destacaram-se os seguintes achados: (1) um dos motivos para a participação nos Conselhos é que ser conselheiro aumenta a boa reputação individual, principalmente quando os conselheiros conseguem encaminhar os problemas da população. Nesse sentido, as pessoas têm interesse em participar de Conselhos com maior capacidade de responder às demandas, o que dá lugar, ao mesmo tempo, a um
círculo virtuoso e outro vicioso, uma vez que Conselhos ligados a políticas com baixa responsividade não motivam a participação; (2) a interação das organizações com a comunidade não se dá via reuniões – mesmo quando as reuniões são abertas à participação de pessoas de fora da organização – e sim, no dia-a-dia do líder comunitário. Nessa interação cotidiana são identificados diversos problemas na comunidade, problemas estes que nem sempre são levados aos Conselhos, pois estes são restritos aos problemas do setor a que são adstritos. Quanto à relação das organizações dos conselheiros com o poder público local, a maior dependência de
algumas entidades em relação à Prefeitura não parece interferer na autonomia da participação. Porém, isso ocorre quando há vínculo empregatício do conselheiro representante da sociedade civil com a prefeitura, pelo que sua participação mostra-se ambígua. Por fim, viu-se que, (3) no Conselho de Saúde – o mais antigo e considerado pelos entrevistados o que melhor funciona na cidade –, a participação
dos representantes da sociedade civil contribui com a gestão das políticas, na medida em que os conselheiros levam problemas da população – principalmente relacionados ao acesso aos serviços de saúde - bem como as sugestões para resolvê-los. Viu-se igualmente que os Conselhos possibilitam aumentar o capital social dos conselheiros
ao aumentar a capilaridade da rede de contatos dos conselheiros, possibilitando uma e maior circulação de informações.
Concluiu-se que, no caso de Piraí, os Conselhos não ameaçam a organização autônoma da sociedade civil, como tem apontado a literatura sobre o tema da criação de espaços participativos pelo governo. Ao contrário, o capital social e a cultura cívica dos representantes da sociedade civil são fortalecidos com a participação nestes Conselhos. Além disso, a participação da sociedade civil tem apoiado a implementação das políticas locais e contribuído para aumentar a transparência da gestão e a responsividade dessas políticas. Por outro lado, a participação da sociedade civil nos Conselhos não tem contribuído para pressionar por soluções para uma série de problemas identificados pelos líderes comunitários / conselheiros, principalmente quando o problema está fora do âmbido do Conselho onde o conselheiro participa. A participação da sociedade
civil também não tem contribuído para desenvolver uma gestão mais intersetorial das políticas. Neste estudo, foram analisadas as limitações do formato participativo dos Conselhos em uma cidade de pequeno porte com condições favoráveis à participação. O excesso de oferta de espaços participativos tem gerado uma falta de renovação dos conselheiros – são sempre as mesmas pessoas que participam. O formato setorial e
com um cronograma fechado que a gestão das políticas impõe, limitam o potencial da sociedade civil de contribuir com um olhar diferenciado do olhar do gestor e do profissional. A participação dos representantes da sociedade civil nos Conselhos de Piraí tem sido importante para aproximar os problemas e demandas da população dos gestores locais. Porém, para que essa participação se desenvolva e se sustente, talvez seja necessário pensar um formato de Conselho menos setorial e mais inclusivo.
Abstract
This research examines the dynamics of civil society participation in Councils of Social Policies in the city of Piraí - Rio de Janeiro State - from August 2005 to August 2006. The Councils were established over the course of the 1990s as forums where representatives of civil society, public and private sectors and professionals may follow and discuss the policies implemented in the municipality. The main sources of information in this research are interviews with representatives of civil society, who participate in the Health, Education and/or Social Assistance Council.
Documents, observation and interviews with the manager of each sector provided complementary information. Three themes have been investigated: (1) the costs and incentives for civil society participation, considering the institutional format of the Councils - top-down and sectorial; (2) the interaction between (a) community and the voluntary
organizations of the civil society at which representatives are affiliated and between (b) the same organizations and the local public sector; and (3) the contributions of civil society representatives to (a) social policies management and to (b) civil society strengthening. The study made use of the concepts of autonomy and social capital to analyze factors that influence participation and also the contributions of participation to policies and to civil society. The following findings are highlighted: (a) the main incentive for civil society participation is to speak for the community in the Councils. As a consequence, people have been more interested in participating in Councils of policies with better capability to give answers to population’s problems. But it also generates a virtuous circle and at the same time a vicious one, since Councils of sectors with low responsiveness do not motivate participation; (b) the interaction between
organizations and community does not occur in regular meetings – even if the meetings are open to any people. The interaction happens in informal meetings day by day, when a community leader identifies a range of problems in the community. However, most of these problems are not expressed in the Councils because of its sector focus. Another analysed element is the dependence of certain organizations on local government. It was seen that dependence does not necessarily affect the autonomy of the participants in Councils but when the representative of civil society
is also a civil servant, the autonomy of participation is limited by the ambiguity of one’s position. Finally, (c) civil society participation in Councils contribute to social policies management, especially in the case of the Health Council. It was seen that civil society representatives not only take problems related to the access of health care services to the Council but also discuss about ways to solve those problems. Civil society participation in Councils contributes to increase the capillarity of the social network and the social capital for the participants. From the case of Piraí it is possible to conclude the civil society participation
in spaces created by government do not threaten civil society autonomy as has been showed by the literature. On the contrary, the social capital of the civil society and the civic culture representatives have been reinforced by participation in Councils. Moreover, the civil society participation is giving support to the development of local social policies in Piraí, increasing the accountability and the responsiveness of these
policies. On the other hand, the civil society participation in the Councils has not contributed to make pressure for solutions to a series of problems identified by the community leaders or councilors, especially when such a problem is out of range for the Council in which the councilor participates. Actually, the civil society participation has not contributed to develop certain management among sectors. In this study, the limitations of the Councils participatory format were examined in a small city with favorable conditions to participation. If the civil society participation, in a theoretical level, contributes to a different sight on the part of the manager and professionals, then this contribution occurs in a limited way as a result
of the necessity to execute a top-down chronogram. Civil society participation in the Councils of Piraí has been important to bring
the population problems and demands closer to local managers. But, for the advancement and sustainability of this participation, it should be necessary to create a more including participatory instead of a less sector divided format.
Keywords in Portuguese
Política SocialConselhos de Saúde (SUS)
Participação Comunitária
Conselheiros
Share