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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
- IFF - Artigos de Periódicos [1287]
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8º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE: APORTES E PERSPECTIVAS DE PUBLICAÇÃO PARA AS REVISTAS DE SAÚDE COLETIVA
8º Congreso Brasileño de Ciencias Sociales y Humanas en Salud: aportaciones y perspectivas de publicación para las revistas de Salud Colectiva
Alternative title
The 8th Brazilian Congress of Social and Human Sciences in Health: contributions and prospects for publication in Collective Health journals8º Congreso Brasileño de Ciencias Sociales y Humanas en Salud: aportaciones y perspectivas de publicación para las revistas de Salud Colectiva
Abstract in Portuguese
O 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CBCSHS) reuniu em setembro de 2019, em João Pessoa (Paraíba), 2.168 congressistas. Foram mais de 1.900 inscritos e 1.215 trabalhos apresentados. Isso significa um crescimento de mais de 100% do número de participantes em relação à edição anterior e evidencia a contínua expansão desse campo inter-trans-multi-disciplinar. Com o tema “Igualdade nas diferenças: enfrentamentos na construção compartilhada do bem viver e o SUS”, o 8º CBCSHS apontou para uma articulação singular entre conceitos formulados no bojo de saberes científicos e causas defendidas pelos movimentos sociais. Esse é o caso da construção compartilhada do bem viver, conceito forjado incluindo tanto a construção compartilhada do conhecimento – metodologia emancipadora desenvolvida pela Educação Popular em Saúde, como o bem viver, termo oriundo da visão de mundo dos povos indígenas. O conceito de bem viver remete ao fortalecimento das relações comunitárias e solidárias, baseadas na reciprocidade e no respeito às diferenças e a diversidade dos povos, visando a construção de um modo de vida em que as necessidades da população estejam harmonizadas com a conservação da vida, da diversidade biológica e do equilíbrio de todos os sistemas de vida.
Abstract
The 8th Brazilian Congress of Social and Human Sciences in Health (CBCSHS, in the Portuguese acronym) was held in September 2019 in João Pessoa (Paraíba State), with 2,168 participants. More than 1,900 people registered, and 1,215 papers were presented. This was an increase of more than 100% in the number of participants compared to the previous edition, illustrating the continuous expansion of this inter-trans-multidisciplinary field. With the theme “Equality in differences: the shared construction of the good life and the Unified National Health System”, the 8th CBCSHS found a unique linkage between the concepts developed in the framework of scientific knowledge and the causes defended by social movements. This was the case of shared construction of the good life, a concept that was developed to include the shared construction of knowledge, an emancipatory methodology developed by Popular Health Education, and the good life, a term from the worldview of indigenous peoples. The concept of the good life means strengthening community relations with solidarity, based on reciprocity and respect for differences and the diversity of peoples, aimed at building a way of life in which the population’s needs are harmonized with the preservation of life, biodiversity, and equilibrium in all life systems.
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El 8º Congreso Brasileño de Ciencias Sociales y Humanas en Salud (CBCSHS) reunió en septiembre de 2019, en João Pessoa (Paraíba), a 2.168 congresistas. Fueron más de 1.900 inscritos y se llegaron a presentar 1.215 trabajos. Esto significa un incremento de más de un 100% en el número de participantes, en relación con la edición anterior, y evidencia la continua expansión de este campo inter-trans-multi-disciplinario. Con el tema “Igualdad en las diferencias: desafíos en la construcción compartida del buen vivir y el SUS”, el 8º CBCSHS respaldó la coordinación singular entre conceptos formulados en el seno de saberes científicos y causas defendidas por los movimientos sociales. Como es el caso de la construcción compartida del buen vivir, concepto forjado que incluye tanto la construcción compartida del conocimiento -metodología emancipadora, desarrollada por la Educación Popular en Salud, como el buen vivir, término oriundo de la visión del mundo de los pueblos indígenas. El concepto de buen vivir remite al fortalecimiento de las relaciones comunitarias y solidarias, basadas en la reciprocidad, y en el respeto a las diferencias y la diversidad de los pueblos, con el fin de construir un modo de vida donde las necesidades de la población estén armonizadas con la conservación de la vida, de la diversidad biológica y del equilibrio de todos los sistemas de vida.
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