Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4577
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
INSERÇÃO E ATUAÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES NO AMBIENTE CIENTÍFICO: INTERAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA
Iniciação científica
Ciência para jovens
Educação e ciência
Education and science
Reconstructive education
Science for young students
Amancio, Ana Maria | Date Issued:
2004
Alternative title
Insertion and performance of young students in the scientific environment: interaction between teaching and researchAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo a que me propus teve como intenção refletir sobre duas propostas de iniciação científica para estudantes de nível médio, facilitadoras da inserção de jovens no ambiente de trabalho científico: o Programa de Vocação Científica (PROVOC), da Fundação Oswaldo Cruz e o Projeto Jovens Talentos para Ciência (PJT), do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro. Mediante a identificação dos pressupostos pedagógicos que balizam as duas propostas, foram eselecidas articulações com o pensamento do educador Pedro Demo, defensor de uma pedagogia promotora da independência e da autonomia do aluno. O estudo buscou compreender a relação entre as categorias educação e ciência, tida como essencial para firmar o diálogo entre a escola e a instituição de ciência e tecnologia, um dos objetivos centrais das duas propostas de iniciação científica consideradas. As propostas foram descritas, analisadas criticamente, os resultados por elas alcançados apresentados e discutidos, além de terem sido feitos comentários e reflexões sobre a relevância dessas possibilidades educacionais. O estudo permitiu observar que os estudantes que participam do PROVOC e do PJT revelam mudanças em seus interesses, desenvolvem suas potencialidades, ousam e arriscam na busca de seu desenvolvimento profissional e antecipam sua formação acadêmica, demonstrando que a formação do cientista pode ser iniciada o mais precocemente possível. As propostas tomadas como referência para a realização do estudo podem ser consideradas modelos educacionais estratégicos, confiáveis, que merecem ser fortalecidos e disseminados, em especial porque se contrapõem a uma postura passiva de aguardar o surgimento espontâneo de talentos. Ambas demonstram que identificar, distinguir e promover a iniciação científica ainda no ensino médio, possibilita obter resultados relevantes no processo de aprendizagem, com reflexos significativos no campo educacional, descortinando um caminho para estreitar as relações entre a escola e o mundo do trabalho.
Abstract
The study I have conducted aimed at reflecting on two proposals of
introduction to sciences for high school students, which help improving the
access of youngsters to scientific work environment: the Scientific Vocation
Program (Programa de Vocação Científica/ PROVOC) from the Oswaldo Cruz
Foundation, and the Young Talents for Science Project (Projeto Jovens
Talentos para Ciência/ PJT) from the Sciences Center of Rio de Janeiro State.
By identifying the pedagogical assumptions that guide each of these two
proposals, links have been established with the thought of educationalist Pedro
Demo, who defends a pedagogy that promotes the student’s independence and
autonomy. The study explored the relation between education and science,
regarded as essential to allow the dialogue between schools and science and
technology institutes, one of the main goals of the two introduction to sciences
proposals considered. The proposals were described, criticised, and the results
reached were presented and discussed. Besides that, comments and
reflections on the relevance of both educational possibilities were made. The
study has shown that students who took part in PROVOC and PJT reveal
interest changes, improve their potentials, dare to search for their professional
development and graduate earlier, showing that the development of a scientist
may start up as early as possible. The proposals taken as references for the
conduction of the study may be considered trustworthy strategic educational
models, which deserve to be enhanced and spread out, especially because
they deny the passive behaviour of waiting the spontaneous advent of talents.
Both show that identifying, distinguishing and promoting the introduction to
sciences as early as in high school period, allow for better results, relevant to
the learning process, with significant reflexes on the educational field, opening
a way to strengthen the relations between the school and work environments.
Keywords in Portuguese
Educação reconstrutivistaIniciação científica
Ciência para jovens
Educação e ciência
Keywords
Scientific IntroductionEducation and science
Reconstructive education
Science for young students
Share