Author | Damasceno, Karine Araújo | |
Author | Santos, Fred Luciano Neves | |
Author | Coelho, Paulo Lucas Cerqueira | |
Author | Boaventura, Viviane Sampaio | |
Access date | 2021-02-04T13:03:49Z | |
Available date | 2021-02-04T13:03:49Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | DAMASCENO, Karine Araújo et al. Desenvolvimento e validação do jogo imuno alvo como metodologia ativa para o ensino de imunologia. Atas de Ciências da Saúde, São Paulo, v.10, p. 97-108, nov. 2020. | pt_BR |
ISSN | Desconhecido | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45959 | |
Abstract in Portuguese | O ensino da Imunologia apresenta um desafio aos professores considerando as constantes descobertas científicas na área e o grande volume de informações a serem abordadas no curso. Recursos didáticos adequados podem representar um importante pilar entre as estratégias para o ensino dessa disciplina. Nesse estudo, desenvolvemos e validamos uma ferramenta didática para ensino de imunologia. Alunos de graduação, pós-graduação e professores de pós-graduação participaram de uma atividade prática do jogo de tabuleiro denominado de Imuno Alvo. Posteriormente, aplicamos uma ferramenta de avaliação de jogos educativos previamente descrita. Os resultados dessa avaliação foram analisados através da técnica interpretativa objetiva simples e os dados quantitativos foram apresentados através de ilustrações e gráficos. A maioria dos participantes considerou que o jogo facilitou a aprendizagem e avaliou a dinâmica do jogo como divertida. Além disso, o elemento competitivo foi apontado principalmente pelos alunos da graduação. Grande parte dos professores, pós-graduandos e graduandos declararam sentir diversão, descontração e motivação para o estudo. Por outro lado, ambiguidade entre tensão e prazer também foi apontada entre alunos de pós-graduação e graduação. Diante das avaliações, concluímos que o jogo Imuno Alvo poderá contribuir de forma ativa e dinâmica para processo de ensino e aprendizagem de Imunologia Básica, facilitando a compreensão do conteúdo de forma lúdica, motivadora e divertida. | pt_BR |
Sponsorship | Instituto Gonçalo Moniz, Fiocruz-Bahia e das agências de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Desconhecido | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Imunologia | pt_BR |
Subject in Portuguese | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
Subject in Portuguese | Aprendizagem ativa | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação superior | pt_BR |
Title | Desenvolvimento e validação do jogo imuno alvo como metodologia ativa para o ensino de imunologia | pt_BR |
Alternative title | Development and validation of the imuno alvo game as an active methodology for teaching immunology | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Bahia, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica e Translacional. Salvador, BA, Bahia, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Bahia, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa. Salvador, BA, Bahia, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Bahia, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana. Salvador, BA, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Bahia, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Salvador, BA, Brasil. | pt_BR |
Subject | Immunology | pt_BR |
Subject | Board games | pt_BR |
Subject | Active learning | pt_BR |
Subject | College education | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |