Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45959
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DO JOGO IMUNO ALVO COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA
Alternative title
Development and validation of the imuno alvo game as an active methodology for teaching immunologyAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Bahia, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica e Translacional. Salvador, BA, Bahia, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Bahia, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa. Salvador, BA, Bahia, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Bahia, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana. Salvador, BA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Bahia, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Salvador, BA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Bahia, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa. Salvador, BA, Bahia, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Bahia, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana. Salvador, BA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Bahia, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Salvador, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
O ensino da Imunologia apresenta um desafio aos professores considerando as constantes descobertas científicas na área e o grande volume de informações a serem abordadas no curso. Recursos didáticos adequados podem representar um importante pilar entre as estratégias para o ensino dessa disciplina. Nesse estudo, desenvolvemos e validamos uma ferramenta didática para ensino de imunologia. Alunos de graduação, pós-graduação e professores de pós-graduação participaram de uma atividade prática do jogo de tabuleiro denominado de Imuno Alvo. Posteriormente, aplicamos uma ferramenta de avaliação de jogos educativos previamente descrita. Os resultados dessa avaliação foram analisados através da técnica interpretativa objetiva simples e os dados quantitativos foram apresentados através de ilustrações e gráficos. A maioria dos participantes considerou que o jogo facilitou a aprendizagem e avaliou a dinâmica do jogo como divertida. Além disso, o elemento competitivo foi apontado principalmente pelos alunos da graduação. Grande parte dos professores, pós-graduandos e graduandos declararam sentir diversão, descontração e motivação para o estudo. Por outro lado, ambiguidade entre tensão e prazer também foi apontada entre alunos de pós-graduação e graduação. Diante das avaliações, concluímos que o jogo Imuno Alvo poderá contribuir de forma ativa e dinâmica para processo de ensino e aprendizagem de Imunologia Básica, facilitando a compreensão do conteúdo de forma lúdica, motivadora e divertida.
Share