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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46024
A EXPERIÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A ACESSIBILIDADE E A INCLUSÃO NO MUSEU DE GEODIVERSIDADE (UFRJ) E NA CASA DA DESCOBERTA (UFF)
Estudo de Público
Acessibilidade
Pessoas com Deficiência
Museus e Centros de Ciências
Audience Study
Accessibility
Disabilities People
Museums and Science Centers
Pessoas com Deficiência
Museus
Exposições Científicas
Centros Interativos e Exposições de Ciência e Tecnologia
Fernandes, Mariana Pereira | Date Issued:
2020
Alternative title
The experience of people with visual disabilities: Accessibility and Inclusion in the Museu da Geodiversidade (UFRJ) and Casa da Descoberta (UFF)Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Diante da necessidade de garantir o direito de todas as pessoas, a ter acesso à informação, conhecimento, cultura e lazer, voltamos nossa atenção para os museus e centros de ciências, que são importantes atores na área de divulgação científica. Nesta pesquisa, de caráter qualitativo, estudamos como ocorre a visitação de dois grupos de pessoas com deficiência visual a dois museus de ciências universitários: o Museu da Geodiversidade (UFRJ) e a Casa da Descoberta (UFF). O primeiro grupo se configura como um grupo de visitantes engajados (VEs) com a área de museus e acessibilidade cultural \2013 por serem pessoas que trabalham e/ou estudam na área \2013 e o segundo grupo de visitantes pouco engajados (VPEs), configurando relações menos aprofundadas com o universo museal. A coleta de dados foi realizada com três atores que atuam diretamente na experiência museal: os dois grupos de visitantes com deficiência visual, um mediador de cada instituição e as coordenadoras desses museus. Utilizamos o método da \201Ccâmera subjetiva\201D para coleta de dados das visitas dos grupos de pessoas com deficiência visual e, a fim de conhecer os sujeitos da presente pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com os visitantes, bem como com os mediadores e coordenadoras das duas instituições visitadas. Buscamos compreender quais são as principais estratégias de acessibilidade arquitetônica/física atitudinal, comunicacional e barreiras encontradas pelos dois grupos participantes da pesquisa. Os resultados obtidos demonstram uma grande presença da acessibilidade atitudinal \2013 muitas vezes ligada a superação de barreiras \2013 e da acessibilidade física \2013 relacionada ao toque e a maneira como os grupos interagem e enxergam o mundo. A acessibilidade comunicacional representa um desafio a ser superado pelas instituições, assim como as barreiras apontadas pelos grupos de visitantes a partir de suas perspectivas e experiências. Almejamos, por fim, reforçar a necessidade de se implementar ações que visam, acima de tudo, o protagonismo e maior autonomia dos visitantes com deficiência visual, sendo construída conjuntamente com eles.
Abstract
In view of the need to guarantee the right of all people, to have access to information, knowledge, culture and leisure, our attention to museums and science centers, which are the main actors in the area of scientific divulgation. In this qualitative research, we study how two groups of visually disabilities people visit two university science museums: the Museu da Geodiversidade (UFRJ) and Casa da Descoberta (UFF). The first group is configured as a group of engaged visitors (EVs) with the area of museums and cultural accessibility \2013 for being people who work and/or study in the area \2013 and the second group of less engaged visitors (LEVs), configuring less in-depth relationships with the museum universe. Data collection was carried out with three actors who work directly in the museum experience: the two groups of visually impaired visitors, a mediator from each institution and the coordinators of these museums. We used the \201Csubjective camera\201D method to collect data from visits by groups of visual disabilities people and, in order to get to know the subjects of this research, in-depth semistructured interviews were conducted with visitors, as well as with mediators and coordinators. of the two institutions visited. We seek to understand what are the main strategies of attitudinal, communicational, architectural/physical accessibility and barriers encountered by the two groups participating in the research. The results obtained demonstrate a large presence of attitudinal accessibility \2013 often linked to overcoming barriers \2013 and physical accessibility \2013 related to touch and the way groups interact and see the world. Communicational accessibility represents a challenge to beovercome by the institutions, as well as the barriers pointed out by groups of visitors through their perspectives and experiences. Finally, we crave to reinforce the need to implement actions that aim, above all, the protagonism and greater autonomy of visually disabilities visitors, being built together with them.
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaEstudo de Público
Acessibilidade
Pessoas com Deficiência
Museus e Centros de Ciências
Keywords
Scientific DivulgationAudience Study
Accessibility
Disabilities People
Museums and Science Centers
DeCS
Comunicação e Divulgação CientíficaPessoas com Deficiência
Museus
Exposições Científicas
Centros Interativos e Exposições de Ciência e Tecnologia
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