Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46134
Title: O engajamento de pacientes na revisão por pares: a iniciativa do periódico Research Involvement and Engagement
Other Titles: Engaging patients in peer review: The Research Involvement and Engagement journal initiative
Advisor: Souza, Marcos Gonzalez de
Members of the board: Gouveia, Fabio Castro
Ramalho, Marina
Authors: Amaral, Janaynne Carvalho do
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Casa da Ciência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Este trabalho discute a metodologia do periódico Research Involvement and Engagement para inserir pacientes no seu processo de revisão por pares e coloca essa iniciativa em diálogo com os temas Ciência Aberta e os modelos conceituais de compreensão pública da ciência. Como metodologia, em primeiro lugar, é feita uma breve apresentação do que é a revisão por pares e o seu papel, acompanhada de uma discussão sobre as práticas da Ciência Aberta, com foco na revisão por pares aberta. Em seguida, são apresentados o objetivo, o escopo do periódico, a política de revisão por pares e as suas diretrizes para pareceristas. Como resultado, observou-se que as diretrizes para pareceristas, principal ferramenta para inclusão de pacientes na revisão por pares, contempla o funcionamento deste processo dentro do periódico, aspectos a serem considerados durante a revisão de um manuscrito e links de sites com treinamento para pareceristas. Valorizando as experiências e a especialidade de cada paciente e colocando-o também no papel de editor, a iniciativa da revista dialoga com os modelos contextual, de expertise leiga e de engajamento público de compreensão pública da ciência.
Abstract: This work discusses the methodology of Research Involvement and Engagement journal to insert patients in their peer review process and put this initiative in dialogue with the themes Open Science and the conceptual models of public understanding of science. As a methodology, firstly, a brief presentation of what peer review is and its role is made, accompanied by a discussion of Open Science practices, with a focus on open peer review. Then, the objective, the scope of the journal, the peer review policy and its guidelines for reviewers are presented. As a result, it was observed that the guidelines for reviewers, the main tool for including patients in the peer review, contemplates the functioning of this process within the journal, aspects to be considered during a review of manuscript, and links to sites with training for reviewers. Valuing the experiences and the specialty of each patient and also placing him/her in the role of editor, the journal's initiative dialogues with the Contextual Model, Lay Expertise Model and Public Engagement Model of public understanding of science.
Keywords: Science Communication
Open Science
Open Peer Review
Scientific Journal
keywords: Divulgação Científica
Ciência Aberta
Revisão por Pares Aberta
Periódico
DeCS: Comunicação e Divulgação Científica
Revisão por Pares
Publicações Periódicas como Assunto
Issue Date: 2020
Citation: AMARAL, Janaynne Carvalho do. O engajamento de pacientes na revisão por pares: a iniciativa do periódico Research Involvement and Engagement. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Casa da Ciência
Fundação CECIERJ
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Program: Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Casa de Oswaldo Cruz
Copyright: open access
Appears in Collections:COC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janaynne_Amaral_COC_2020.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.