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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46194
Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
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PERCEPÇÕES DE ADULTOS FUMANTES E NÃO FUMANTES SOBRE EMBALAGENS PADRONIZADAS DE CIGARROS
Adulto Jovem
Adulto
Tabagismo
Embalagem de Produtos Derivados do Tabaco
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Campanhas Para O Controle do Tabagismo
Promoção da Saúde
Prevenção do Hábito de Fumar
Saúde Pública
Pesquisa Qualitativa
Grupos Focais
Estudo de Avaliação
Entrevista
Prevenção & Controle
Mendes, Felipe Lacerda | Date Issued:
2020
Alternative title
Perceptions of adult smokers and non-smokers about standardized cigarette packagesAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
No Brasil, o tabagismo ainda representa um sério problema de saúde pública, respondendo por 156 mil mortes anuais e um custo de R$ 57 bilhões por ano para os sistemas de Saúde e Previdenciário. Nos últimos anos o governo adotou importantes políticas intersetoriais para reduzir o consumo de tabaco na população, que resultaram na queda da prevalência de fumantes. No entanto, a indústria do tabaco continua atuando para captar novos consumidores e manter seus lucros, investindo seus esforços nas embalagens. Para conter essa estratégia, vários países passaram a exigir que as embalagens de cigarros sigam padrões de cor e formato definidos pelos órgãos reguladores \2013 as embalagens padronizadas. No Brasil, a medida está prevista em projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. Objetivo: Analisar as percepções de adultos fumantes e não fumantes sobre as embalagens de cigarros comercializadas nacionalmente e sobre protótipos de embalagens padronizadas. Metodologia: Grupos focais com adultos de 18 a 55 anos, fumantes e não fumantes, realizados em 2017 em três capitais brasileiras. Aplicou-se a análise temática categorial sobre as transcrições, cujos resultados foram discutidos à luz da Teoria das Representações Sociais. Foi realizada uma análise complementar com o software IRAMUTEQ. Resultados: As características gráficas das embalagens de cigarros atraem a atenção dos consumidores e despertam interesse para o consumo. Os sabores adicionados aos cigarros, a \201Cidentidade\201D que o maço comunica e a segmentação por gênero mostraram-se importantes estratégias utilizadas nas embalagens. As percepções e representações dos participantes estão influenciadas pelo marketing promovido pela indústria e pela normalização do tabagismo no contexto social. As advertências sanitárias impressas nas embalagens são reconhecidas e comunicam as informações de saúde, porém precisam ser renovadas periodicamente e aprimoradas. Os protótipos de embalagens padronizadas parecem tornar os maços desinteressantes, com potencial impacto sobre os jovens. Quanto à capacidade de estimular a cessação entre fumantes, os resultados não são conclusivos. Conclusão: Os maços de cigarros exercem um importante papel de atrair novos consumidores, e as embalagens padronizadas parecem romper essa atratividade e evitar a experimentação de cigarros. São necessárias pesquisas adicionais para compreender o impacto das embalagens padronizadas sobre indivíduos em idade escolar e nas populações analfabeta e de baixa renda.
Abstract
In Brazil, smoking is a serious public health problem that kills 156,000 people annually and costs R$ 57 billion per year for the Health and Social Security systems. In the last years, the government has adopted important intersectoral policies to reduce tobacco consumption in the population, which reduced the prevalence of smokers. However, the tobacco industry continues to attract new consumers and maintain their profits, focusing its efforts on packaging. To break these strategies, several countries have standardized cigarette packages with color and shape standards defined by regulators - the plain packaging. In Brazil, the measure is foreseen in bills of law presented at the National Congress. Objective: To evaluate the perceptions of adult smokers and non-smokers about cigarette packages sold nationwide and standardized packaging prototypes. Methodology: Focus groups with adults from 18 to 55 years old, smokers and non-smokers, carried out in 2017 in three Brazilian capitals. Categorial content analysis was applied on transcriptions, whose results were discussed in the light of the Theory of Social Representations. A complementary analysis was carried out with the IRAMUTEQ software. Results: The graphic characteristics of cigarette packages attract the attention of consumers and arouse interest for consumption. The flavors added to cigarettes, the \201Cidentity\201D that the pack communicates and the segmentation by gender proved to be important strategies used in packaging. The participants' perceptions and representations are influenced by the marketing promoted by the industry and by the normalization of smoking in the social context. The health warnings printed on the packaging are recognized and communicate health information, but they need to be periodically renewed and improved. Standardized packaging prototypes seems to make packages unattractive, with a potential impact on young people. Regarding their ability to stimulate smoking cessation, the results are not conclusive. Conclusion: Cigarette packs play an important role in attracting new consumers, and standardized packaging seems to break its attractiveness and avoid experimentation among youth. Additional research is needed to understand the impact of standardized packaging on school-age individuals and on illiterate and low-income populations.
DeCS
HumanosAdulto Jovem
Adulto
Tabagismo
Embalagem de Produtos Derivados do Tabaco
Publicidade de Produtos Derivados do Tabaco
Campanhas Para O Controle do Tabagismo
Promoção da Saúde
Prevenção do Hábito de Fumar
Saúde Pública
Pesquisa Qualitativa
Grupos Focais
Estudo de Avaliação
Entrevista
Prevenção & Controle
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