Orientador | Ramos, Marise Nogueira | |
Autor | Patrocínio, Vanessa Souza do | |
Data de acesso | 2021-04-21T15:49:43Z | |
Data de disponibilização | 2021-04-21T15:49:43Z | |
Data do publicação | 2020 | |
Citação | PATROCÍNIO, Vanessa Souza do. Educação profissional dos manipuladores de alimentos: um estudo de caso técnico da área de gastronomia do município do Rio de Janeiro. 2020, 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46797 | |
Resumo | Observamos no Brasil uma crescente oferta de cursos de gastronomia, de vários níveis de formação, público e privado, concursos de chefs de gastronomia, profissionais e amadores, além de programas televisivos, em canais abertos e a cabo, que popularizam e “glamourizam” essa profissão. Ministrar aula para essa categoria profissional possibilitou-me um conhecimento empírico acerca dos desafios relacionados às práticas de trabalho do manipulador de alimentos e aos riscos à saúde do consumidor no que se refere ao desenvolvimento de processos de saúde/doença. A ideia de desenvolver esse estudo como tema de uma pesquisa no nível de mestrado teve inicio numa das aulas de legislação sanitária e manipulação de alimentos que eu ministrava no Curso Técnico em Cozinha no ano de 2012. Sendo assim, o objetivo central desse estudo consistiu na investigação das mediações que orientam a abordagem pedagógica e a assimilação dos conteúdos de boas práticas no curso técnico em cozinha do Centro Vocacional Tecnológico da Cidade de Deus/ Faetec do município do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório e desenvolvido a partir da perspectiva teórica e metodológica do materialismo histórico dialético. Buscamos apresentar elementos da realidade material da formação profissional dos manipuladores de alimentos da área da gastronomia e as transformações históricas a partir da dialética. Para isso, trouxemos a história que fundamentou as categorias do referencial teórico do estudo (capítulo 1), o estado da arte das modalidades de formação de manipuladores de alimentos na área da gastronomia e a relação dessa formação com a saúde pública (capítulo 2), o estudo empírico da formação profissional técnica em cozinha (capítulo 3) e a discussão da realidade material da formação profissional (capítulo 4). Em vista dos resultados obtidos nesse estudo as mediações que orientam a abordagem pedagógica e a assimilação dos conteúdos de boas práticas estão pautados em muitos aspectos e, igualmente, podem fragilizar as técnicas que objetivam a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos e da formação da consciência sanitária do manipulador de alimentos, dentre eles estão: a divisão da carga horária entre os componentes curriculares no curso de formação, o modelo das competências na formação, baixa participação dos professores em cursos de atualizações sobre as boas práticas, a falta de clareza da relação entre a prática dos manipuladores de alimentos com a saúde pública e as influências dos programas televisivos de chef na formação do manipulador de alimentos. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | EPSJV | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Saúde Pública | pt_BR |
Palavras-chave | Boas Práticas | pt_BR |
Palavras-chave | Educação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave | Gastronomia | pt_BR |
Palavras-chave | Manipulador de Alimentos | pt_BR |
Título | Educação profissional dos manipuladores de alimentos: um estudo de caso técnico da área de gastronomia do município do Rio de Janeiro | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | pt_BR |
Data da defesa | 2020-12-18 | |
Departamento | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Grau | Mestrado Profissional | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Resumo em Inglês | In Brazil we observed a growing offer of gastronomy courses, of various levels of training, public and private, competitions of gastronomy chefs, professionals and amateurs, as well as television programs, in open and cable channels, which popularize and "glamorize" this profession. Teaching for this professional category has enabled me to have an empirical knowledge about the challenges related to the work practices of the food handler and the risks to consumer health with regard to the development of health/disease processes. The idea of developing this study as the subject of a research at the master's level began in one of the classes of sanitary legislation and food handling that I taught in the Technical Course in Kitchen in 2012. Thus, the central objective of this study was to investigate the mediations that guide the pedagogical approach and the assimilation of the contents of good practices in the technical course in kitcheng of the Technological Vocational Center of the City of God / Faetec of the municipality of Rio de Janeiro. This is a case study of a qualitative approach, of an applied nature, with exploratory objective and developed from the theoretical and methodological perspective of dialectical historical materialism. We seek to present elements of the material reality of the professional training of food handlers in the area of gastronomy and the historical transformations from dialectics. To this end, we brought the story that founded the categories of the theoretical framework of the study (chapter 1), the state of the art of the modalities of formation of food handlers in the area of gastronomy and the relationship of this formation with public health (chapter 2), the empirical study of technical professional training in cooking (chapter 3) and the discussion of the material reality of professional training (chapter 4). In view of the results obtained in this study, the mediations that guide the pedagogical approach and the assimilation of the contents of good practices are based on many aspects that can also weaken the techniques that aim at the hygienic-sanitary quality of food and the formation of the health consciousness of the food handler, among them are: the division of the workload between the curricular components in the training course, the model of skills in training, low participation of teachers in courses of updates on good practices, the lack of clarity of the relationship between the practice of food handlers with public health and the influences of television programs of chef in the training of the food handler. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Public Health | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Good Practices | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Professional Education | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Gastronomy | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Food Handler | pt_BR |
Membro da banca | Monken, Maurício | |
Membro da banca | Gondim, Grácia Maria de Miranda | |
Membro da banca | Costa, Viviane Marinho da | |
Membro da banca | Ramos, Marise Nogueira | |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
DeCS | Manipulação de Alimentos | pt_BR |
DeCS | Boas Práticas de Distribuição | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 02 Fome zero e agricultura sustentável | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |