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ThesisCopyright
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Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômicoCollections
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A (IN)SUSTENTABILIDADE NA COMUNICAÇÃO NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE GRANDES EMPREENDIMENTOS NO BRASIL: PROCESSO COMUNICACIONAL ORGANIZACIONAL NA INSTALAÇÃO DE UMA MINA DE FERRO NO PARÁ
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Licenciamento
Mineração
Carvalho, Daniela Corrêa e Castro de | Date Issued:
2019
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo principal desta tese é identificar os limites e alcances da comunicação organizacional no processo de licenciamento ambiental brasileiro em grandes empreendimentos de mineração. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso da instalação do Projeto Ferro Carajás S11D, da Vale S.A, em Canaã dos Carajás (PA). A análise considerou o contexto conflituoso da mineração no Brasil, com contribuição teórica da Ecologia Política e das teorias da comunicação, em especial a do mercado simbólico e da comunicação organizacional, levando em conta aspectos como a estrutura das relações sociais e a finalidade estratégica da comunicação. Os resultados mostraram que, mesmo diante do poder das organizações, as práticas discursivas da Vale encontraram dificuldades fora do seu escopo instrumental ou estratégico diante do mundo da vida.
Abstract
The main objetctive of this thesis is to identify the limits and scope of communication in the Brazilian process of environmental licensing in large mining enterprises. For this, a case study of the installation of the Ferro Carajás S11D Project, Vale S.A, in Canaã dos Carajás (PA) was developed. The analysis considered the conflictive context of mining in Brazil, with a theoretical contribution from Political Ecology and communication theories, especially the symbolic market and organizational communication, taking into account aspects such as the structure of social relations and the strategic purpose of communication. The results showed that, even in the face of the power of organizations, Vale's discursive practices encountered difficulties outside their instrumental or strategic scope in the world of life.
Keywords in Portuguese
ComunicaçãoIndicadores de Desenvolvimento Sustentável
Licenciamento
Mineração
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