Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47609
Title: Saúde Amanhã: textos para discussão: mortes por causas externas no Brasil: possíveis cenários epidemiológicos para o Brasil em 2040
Authors: Barbosa, Jarbas
Ramalho, Walter
Coordinator: Gadelha, Paulo
Noronha, José Carvalho de
Pereira, Telma Ruth
Affilliation: Organização Mundial da Saúde. Organização Pan-Americana de Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Analisa as mudanças no perfil epidemiológico que a população brasileira poderá experimentar nos próximos vinte anos. A situação de saúde é o resultado de um conjunto complexo de fatores, como os determinantes sociais e econômicos, o grau de acesso aos serviços de saúde e às novas tecnologias e medicamentos, a introdução de novas estratégias, entre outros, que pode ter variações importantes no Brasil nos próximos anos. Assim, as tendências aqui analisadas poderão ter seu ritmo modificado pela ação isolada ou conjunta desses fatores. Mais do que uma ressalva, esperamos que este seja um chamado a que ações efetivas para a redução da pobreza e da desigualdade social e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com a eliminação das barreiras de acesso e a inovação constante das estratégias para os programas prioritários de saúde pública, desafiem essas estimativas e promovam um aceleramento na melhoria da saúde da população. Foi realizado um estudo exploratório de cenários sobre as possíveis mudanças no perfil epidemiológico que poderão acontecer nos próximos vinte anos no país, buscando delinear o cenário de morbimortalidade com maior probabilidade de estar vigente em 2040 e suas implicações para o SUS e para a sociedade. Também serão discutidas algumas ações que poderão impactar essas tendências ao longo desse período. Pela importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda global visando garantir o compromisso de todos os países com um mundo mais equânime e justo, analisaremos alguns dos principais indicadores do Objetivo 3, específico para a saúde, com estimativas também para o ano 2030, data pactuada para o alcance dos ODS.
keywords: Perfil Epidemiológico
Indicadores de Saúde
Mortalidade
Brasil
Saúde Amanhã
SUS
DeCS: Perfil de Saúde
Indicadores de Saúde Comunitária
Mortalidade
Brasil
Sistema Único de Saúde
Issue Date: 2021
Publisher: Fiocruz
Citation: BARBOSA, Jarbas; RAMALHO, Walter. Saúde Amanhã: textos para discussão: mortes por causas externas no Brasil: possíveis cenários epidemiológicos para o Brasil em 2040. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2021. 48 p. (Textos para Discussão, n.55). Bibliografia: p. 38-44.
Description: Este documento serve como pano de fundo para os temas específicos tratados durante o Seminário “O Brasil depois da Pandemia: Riscos, Adoecimento e Morte no Século XXI - desafios para o Sistema de Saúde”. realizado em 17 de maio de 2021, na Fiocruz.
Copyright: open access
Appears in Collections:Presidência Fiocruz - Livros Publicados
ICICT - Livros Publicados



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.