Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47630
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
APRIMORAMENTO MORAL BIOTECNOLÓGICO: REVISITANDO CONCEITOS
Aprimoramento Moral
Aprimoramento Biotecnológico
Desenvolvimento Moral
Educação Moral
Santos, Roberta Nascimento de Oliveira Lemos dos | Date Issued:
2020
Alternative title
Moral bioenhancement: revisiting conceptsAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Somos frequentemente surpreendidos com os avanços das neurociências no decorrer dos anos, nos quais a relação do órgão cérebro com a mente vem se transformando. Assim também a nossa visão sobre a moralidade transforma-se com base em uma nova compreensão da biologia cerebral que faz ponte diretamente com o desenvolvimento moral. Nesta tese, realizamos uma revisão integrativa com aprofundamento usando a análise de Bardin, com o objetivo de discutir as diferentes perspectivas do conceito de aprimoramento moral biotecnológico e contribuir para este debate com base em importantes vozes como as de Persson, Savulescu, Douglas e Harris. Savulescu, Persson e Douglas pautam suas discussões no fato de uma minoria aprimorada cognitivamente e corrupta ter o poder de dizimar populações inteiras porque o aprimoramento cognitivo de tais grupos não acompanhou o aprimoramento moral, pois demandam mais tempo como num processo, segundo eles. Assim, esses autores justificam que a Educação Moral não tem mais o efeito esperado, porque, neste mundo supertecnológico e conectado, mais pessoas são propensas a fazer o mal do que o bem. Já Harris acredita que o aprimoramento cognitivo é diretamente proporcional ao aprimoramento moral. Os autores, geralmente, discutem sobre variados meios pelos quais esse aprimoramento moral pode acontecer. Ao discutir sobre aprimoramento moral biotecnológico, tocaremos em pontos fulcrais como, por exemplo, se este aprimoramento deve ser benéfico para a moral individual, para o comportamento moral que impactará na sociedade em seu entorno ou para seu bem-estar geral. O aprimoramento moral biotecnológico, como apresentado atualmente, pode ser apenas uma ideia diferenciada para um controle de corpos e comportamentos de um grupo social, no qual há certa hegemonia neste controle social, porém não há deliberação ou reflexão crítica, ou ainda desenvolvimento moral imbuído nesta proposta. Não há a transformação do agente. Propomos a Educação Moral reflexiva como resposta mais assertiva ao aprimoramento moral e onde não há contraindicação, nem efeitos colaterais e nem impedimento moral para aplicá-la. Concluímos, então, que somente uma educação moral pautada na democracia, respeito e liberdade poderá ser de modo efetivo, incorporada atualmente como aprimoramento moral.
Abstract
We are often surprised by the advances in neuroscience over the years when the relationship between the brain organ and the mind has been changing. Thus, our view of morality is also transformed through a new understanding of brain biology that directly bridges moral development. In this thesis, we carried out an integrative review with in-depth analysis through Bardin with the aim of discussing the different perspectives of the concept of biotechnological moral enhancement and contributing to this debate. Persson, Savulescu, Douglas and Harris are important voices in this debate. Savulescu, Persson and Douglas base their discussions on the fact that a cognitively improved and corrupt minority has the power to decimate entire populations, as the cognitive enhancement of such groups has not kept up with the moral enhancement they demand more time, as in a process, according to them. Thus, these authors justify Moral Education not having the expected effect when we have a super technological and connected world, more people prone to do evil, than good. Harris, on the other hand, believes that cognitive enhancement is directly proportional to moral enhancement. The authors, in general, discuss various ways in which this moral enhancement can happen. When discussing biotechnological moral enhancement, we will touch on key points, such as whether this enhancement should be beneficial for the individual's individual morality, for the moral behavior that will impact society in its surroundings or for its general well-being. The moral bioenhancement as presented today, may be just a different idea for a control of bodies and behaviors of a social group, where there is certain hegemony in this social control, however, there is no deliberation or critical reflection or even moral development imbued in this proposal. There is no transformation of the agent. We propose Reflective Moral Education as a more assertive response to moral enhancement and where there is no contraindication, no side effects and no moral impediment to apply it. We conclude, then, that only a moral education based on democracy, respect and freedom can be effectively implemented, currently incorporated as a moral improvement.
Keywords in Portuguese
MoralAprimoramento Moral
Aprimoramento Biotecnológico
Desenvolvimento Moral
Educação Moral
Share