Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48133
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
05 Igualdade de gêneroCollections
Metadata
Show full item record
FEMINISMOS COMO PONTOS DE PARTILHA: COMUNICAÇÃO E SAÚDE CONTRA OS SILÊNCIOS
Feminismos como puntos de intercambio: comunicación y salud frente al silencio
Patrícia Cardoso D'Abreu da Universidade Federal do Espírito Santo, do Centro de Artes, do Departamento de Comunicação Social teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021)
Alternative title
Feminisms as sharing points: comunication and health against silencesFeminismos como puntos de intercambio: comunicación y salud frente al silencio
Affilliation
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Escola de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Artes. Departamento de Comunicação Social. Vitória, ES, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Artes. Departamento de Comunicação Social. Vitória, ES, Brasil.
Abstract in Portuguese
A saúde da mulher é concebida de maneira controversa. De forma restrita, o entendimento pelo viés da biologia e da anatomia do corpo aprisiona a mulher na função reprodutiva, limitando-se à saúde materna; de forma ampliada, dialoga com direitos humanos e cidadania, evocando questões de gênero que fomentam a luta por direitos sexuais e reprodutivos, e mostrando que saúde e doença são processos cujos contextos específicos dão a ver sociabilidades, diferenças de classe, fatores econômicos, práticas culturais e historicidades.
Publisher
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
Citation
LEIROZ, Flavia Pinto; D'ABREU, Patrícia Cardoso. Feminismos como pontos de partilha: comunicação e saúde contra os silêncios. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 289-293, abr./jun. 2021.DOI
10.29397/reciis.v15i2.2419ISSN
1981-6278Notes
Flavia Pinto Leiroz da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Escola de Comunicação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021)Patrícia Cardoso D'Abreu da Universidade Federal do Espírito Santo, do Centro de Artes, do Departamento de Comunicação Social teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 1 v. 15 n.2 (2021)
Share