Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48221
VIOLÊNCIA E SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE MANGUINHOS: AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO E APOIO AOS PROFISSIONAIS E DE FORTALECIMENTO DA REDE DE PROTEÇÃO
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este relatório apresenta o processo de desenvolvimento e os resultados da pesquisa “Violência e Saúde na Estratégia de Saúde da Família de Manguinhos: ações de sensibilização e apoio aos profissionais e de fortalecimento da rede de proteção”, desenvolvida por pesquisadores do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES/ENSP/FIOCRUZ) e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria(CSEGSF), em 2018. Consideramos essa investigação uma continuidade da pesquisa intitulada “Violência e Saúde na Estratégia de Saúde da Família de Manguinhos: uma investigação preliminar” (Fase 1), finalizada em 2017, que buscou compreender como o fenômeno da violência se apresentava nos serviços e os encaminhamentos realizados, no âmbito da Estratégia de Saúde da Família de Manguinhos, conhecida como TEIAS Escola Manguinhos, cuja gestão está ao encargo do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias – CSEGSF/ENSP/FIOCRUZ. Além do diagnóstico, a proposta também teve como horizonte estimular a construção coletiva de estratégias de enfrentamento à violência. Nesse sentido, a fim de fortalecer as estratégias coletivas de enfrentamento elencadas pelos profissionais participantes da Fase 1, privilegiamos duas demandas consideradas como mais importantes por eles: ações de sensibilização e apoio aos profissionais, onde seriam trabalhadas questões relativas à violência, tanto em relação ao suporte técnico quanto em relação ao cuidado com o cuidador; e fortalecimento da rede de proteção às violências de Manguinhos. Essas duas ações foram o mote inicial através do qual o projeto foi desenvolvido, com o objetivo de sensibilizar e apoiar profissionais que atuam na ESF Manguinhos no que se refere à abordagem às situações de violência que aportam nesse serviço e de estimular a articulação da rede de proteção às pessoas em situação de violência que atende esse território.
Share