Mostrar el registro sencillo del ítem
Director | Brito, Jussara Cruz de | pt_BR |
Autor | Sousa, Daniela Lopes de | |
Fecha de acceso | 2012-09-06T01:11:25Z | |
Fecha de disponibilización | 2012-09-06T01:11:25Z | |
Fecha de publicación | 2005 | |
Referencia | SOUSA, Daniela Lopes de. Interação professor, aluno: que relações com a saúde? 2005. 119 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2005. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4825 | |
Resumen en Portugués | Todo trabalho expressa uma organização e condições próprias capazes de influenciar na vida e, conseqüentemente, na saúde de quem trabalha e, no Brasil, o campo da Saúde do Trabalhador é voltado para o estudo do processo saúde/doença dos homens e das mulheres, a partir de sua relação com o trabalho. Esta dissertação é um estudo qualitativo, situado dentro deste campo, que aborda as relações entre saúde e trabalho dos/as professores/as do ensino médio de uma escola da rede pública da cidade do Rio de Janeiro. A fundamentação teórico-metodológica é trazida pela ergonomia da atividade, pela abordagem ergológica e pela clínica da atividade. O foco de estudo está centrado nas interações com o alunado, buscando identificar como elas influenciam no processo saúde/doença, já que é para essa clientela que seu trabalho está mais diretamente voltado, sobretudo em sala de aula. A deterioração do trabalho no ensino público brasileiro é genericamente conhecida no que tange à qualidade e às condições de trabalho, entretanto os/as professores/as procuram reverter as situações adversas que podem prejudicar a saúde, a motivação para o trabalho e a interação com os/as alunos/as. Para isso, inventam soluções eficazes tanto para dar conta da tarefa de ensinar, que expressa a discrepância entre o trabalho prescrito e o trabalho real, quanto para encontrar, no trabalho, um sentido para as suas vidas, para além da subsistência material. Os resultados desta pesquisa mostram que o estabelecimento de um fluxo de boas interações com os/as alunos/as, no desenvolvimento da atividade de trabalho, repercute de modo favorável sobre a saúde dos/as professores/as. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Saúde | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Trabalho Prescrito | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Trabalho Real | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Trabalho Docente | pt_BR |
Título | Interação professor, aluno: que relações com a saúde? | pt_BR |
Título alternativo | Interaction professor, student: that relations with the health? | pt_BR |
Tipo del documento | Dissertation | pt_BR |
Departamiento | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Grau | Mestre | pt_BR |
Local de defensa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Resumen en Inglés | Every place of work expresses a peculiar organization and own condictions impacting and shapping the life and health who works. In Brazil, the field of Worker´s Health do analisys about the relationship between work and health of men and women in their labours. This dissertation is a qualitative study about the relationships among health-work of teachers of high school of public net in the city of Rio de Janeiro. The theoretical baisis of this study is the ergonomy of activity, ergology approach and clinic of activity. The focus of research are the interchanges between students and teachers trying to identify these influences for the process of health for workers, after all is for these clients that their work is offer, speccially in the classroom. The deteriotation of Brazilian public system of education is generical known about the reduction quality of teaching and lack conditions to work, meanwhile the teachers try to reverse the disturbances that can reduce the health, the motivation in the work and the interchanges with the students, creating efficacious solutions for to reply of the task of teach, that express the distance among prescribed work and the real work e also for to find in the work some signification for their life beyond the material sustenance. The results of this search show that the possibility to establish good interchanges with the students during the activity of work reverberate the way favourable for the health of teachears. | |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Health | |
Palavras clave en Inglês | Prescribed Work | |
Palavras clave en Inglês | Real Work | |
Palavras clave en Inglês | Teacher Work | |
DeCS | Saúde do Trabalhador | pt_BR |
DeCS | Processo Saúde - Doença | pt_BR |
DeCS | Docentes | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico |