Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4825
INTERAÇÃO PROFESSOR, ALUNO: QUE RELAÇÕES COM A SAÚDE?
Sousa, Daniela Lopes de | Date Issued:
2005
Alternative title
Interaction professor, student: that relations with the health?Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Todo trabalho expressa uma organização e condições próprias capazes de influenciar na
vida e, conseqüentemente, na saúde de quem trabalha e, no Brasil, o campo da Saúde do
Trabalhador é voltado para o estudo do processo saúde/doença dos homens e das mulheres,
a partir de sua relação com o trabalho. Esta dissertação é um estudo qualitativo, situado
dentro deste campo, que aborda as relações entre saúde e trabalho dos/as professores/as do
ensino médio de uma escola da rede pública da cidade do Rio de Janeiro. A fundamentação
teórico-metodológica é trazida pela ergonomia da atividade, pela abordagem ergológica e
pela clínica da atividade. O foco de estudo está centrado nas interações com o alunado,
buscando identificar como elas influenciam no processo saúde/doença, já que é para essa
clientela que seu trabalho está mais diretamente voltado, sobretudo em sala de aula. A
deterioração do trabalho no ensino público brasileiro é genericamente conhecida no que
tange à qualidade e às condições de trabalho, entretanto os/as professores/as procuram
reverter as situações adversas que podem prejudicar a saúde, a motivação para o trabalho e
a interação com os/as alunos/as. Para isso, inventam soluções eficazes tanto para dar conta
da tarefa de ensinar, que expressa a discrepância entre o trabalho prescrito e o trabalho real,
quanto para encontrar, no trabalho, um sentido para as suas vidas, para além da subsistência
material. Os resultados desta pesquisa mostram que o estabelecimento de um fluxo de boas
interações com os/as alunos/as, no desenvolvimento da atividade de trabalho, repercute de
modo favorável sobre a saúde dos/as professores/as.
Abstract
Every place of work expresses a peculiar organization and own condictions impacting and
shapping the life and health who works. In Brazil, the field of Worker´s Health do analisys
about the relationship between work and health of men and women in their labours. This
dissertation is a qualitative study about the relationships among health-work of teachers of
high school of public net in the city of Rio de Janeiro. The theoretical baisis of this study is
the ergonomy of activity, ergology approach and clinic of activity. The focus of research
are the interchanges between students and teachers trying to identify these influences for
the process of health for workers, after all is for these clients that their work is offer,
speccially in the classroom. The deteriotation of Brazilian public system of education is
generical known about the reduction quality of teaching and lack conditions to work,
meanwhile the teachers try to reverse the disturbances that can reduce the health, the
motivation in the work and the interchanges with the students, creating efficacious
solutions for to reply of the task of teach, that express the distance among prescribed work
and the real work e also for to find in the work some signification for their life beyond the
material sustenance. The results of this search show that the possibility to establish good
interchanges with the students during the activity of work reverberate the way favourable
for the health of teachears.
Share