Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/486
Title: Por uma política pública de comunicação em saúde
Authors: Pitta, Aurea Maria da Rocha
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A comunicação é um tema estratégico quando se tratam de políticas públicas, em especial a saúde. Os meios de comunicação de massas, em particular a televisão, veiculam notícias de saúde com grande ênfase no discurso clínico e biomédico. Esses temas são, em geral, pautados por interesses das grandes empresas de equipamentos, medicamentos e serviços médicos chegando, por isso, a determinar as pautas das programações de instituições públicas de comunicação como as televisões educativas. Torna-se necessário, portanto, desenvolver pesquisas e trabalhos tendo em vista recolocar na esfera pública o conceito ampliado de saúde na ótica da promoção e como direito de todos os cidadãos. O direito à comunicação vem sendo vocalizado pelos setores populares e segmentos de profissionais de saúde comprometidos com a inclusão de discursos excluídos na mídia numa perspectiva de democratização da informação.
keywords: Saúde
Comunicação
Políticas públicas
Movimentos sociais
Jornalismo
Issue Date: 2002
Citation: PITTA, Aurea Maria da Rocha. Por uma política pública de comunicação em saúde. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 85-93, 2002.
Description: Apresentado na Mesa Redonda: Mídia, Saúde e Democracia, em 01/01/01 no VII Congresso Paulista de Saúde Pública. Áurea da Rocha Pitta - Jornalista, Doutora e Pesquisadora da FIOCRUZ
ISSN: 0104-1290
Copyright: open access
Appears in Collections:ENSP - Artigos de Periódicos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pitta AMR_uma Politica Publica_ 2002.pdf966.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.