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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48615
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
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UM ESTUDO DE CASO NO PARQUE DAS AVES (PR): AS PLACAS E A PERCEPÇÃO DE GRUPOS DE ADOLESCENTES
Comunicação Visual
Zoológicos
Adolescentes
Educação Ambiental
Coelho, Priscila Campos dos Santos | Date Issued:
2021
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os zoológicos são instituições de pesquisa, conservação e educação ambiental. Nesses locais, uma parte da comunicação é feita por meio das placas distribuídas ao longo das trilhas e percursos expositivos, tendo o potencial de informar e engajar os diferentes públicos visitantes. No presente estudo de caso, de caráter qualitativo, em um primeiro momento, analisamos todas as 287 placas da trilha do Parque das Aves, uma instituição privada situada em Foz do Iguaçu (PR, Brasil) e focada na conservação das aves da Mata Atlântica. As placas do Parque foram fotografadas presencialmente e posteriormente organizadas e categorizadas quanto ao formato e conteúdo. Os resultados indicam que, por meio das placas, existe na trilha uma narrativa em prol da conservação. Em um segundo momento, realizamos cinco grupos focais virtuais com adolescentes, com o objetivo de investigar suas percepções em relação a algumas placas selecionadas, representativas da totalidade analisada. As conversas dos grupos focais foram transcritas e codificadas. As placas selecionadas para estimular as conversas renderam comentários ricos e variados, o que demonstra que elas têm potencial para gerar discussões sobre o meio ambiente e sua conservação, com destaque para o bioma da Mata Atlântica. Somado a isso, provocaram falas dos adolescentes sobre a preocupação com o bem-estar dos animais e com questões ambientais, como o tráfico de animais e o desmatamento. Os participantes também demonstraram, nos grupos focais, outros sentimentos relacionados às lembranças de experiências prévias no Parque das Aves, além de uma variedade de vivências pessoais e opiniões sobre outros zoológicos. Alguns deles, inclusive, fizeram sugestões de como certos elementos poderiam ser aperfeiçoados e abordaram várias considerações em relação ao conteúdo visual e design, demonstrando que as placas são elementos comunicativos que são observados pelos adolescentes, pelo menos quando solicitado.
Abstract
Zoos are institutions of research, conservation and environmental education. In these settings, labels, distributed along trails and exhibits, have the potential to inform and engage different audiences. This qualitative case study analyzed all 287 labels on the trail of Parque das Aves, a private institution located in Foz do Iguaçu (PR, Brazil) that focuses on the conservation of Atlantic Forest birds. The park\2019s labels were photographed on-site and then organized and categorized according to format and content. Results indicate that a narrative in favor of conservation is created on the trail through labels. The second step included five virtual focus groups with adolescents, investigating their perceptions of selected representative labels. Focus groups\2019 conversations were transcribed and coded. Labels selected to stimulate the conversation yielded rich and varied data, demonstrating that labels have the potential to generate discussions about the environment and its conservation, focused on the Atlantic Forest biome. In addition, labels provoked adolescents to talk about their concern for animal well-being and environmental issues such as animal trafficking and deforestation. Focus group participants also demonstrated other feelings related to memories of previous experiences at Parque das Aves in addition to a variety of personal experiences and opinions about other zoos. Some participants made suggestions about how certain label elements could be improved and addressed considerations regarding visual content and design, demonstrating that adolescents do notice communicative elements of labels, at least when prompted.
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaComunicação Visual
Zoológicos
Adolescentes
Educação Ambiental
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